TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente De Negocios

Ensaios: Ambiente De Negocios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma analise da conduta do profissional contábil, da importância do comportamento ético, bem como os principais motivos que podem levá-lo a ferir sua moral e ética profissional.

O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer às normas, aos princípios e aos valores que regem a sua profissão. É necessário que o perfil do profissional da Contabilidade seja formado por elevados conhecimentos técnico e indispensáveis valores éticos tais como responsabilidade, honestidade e respeito por todos aqueles que se utilizam de seus trabalhos, o que faz com que as informações por ele prestadas sejam de total transparência e confiabilidade.

Sendo assim, manter uma postura ética em tempos em que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado, está diretamente associado à redução de custos não é tarefa fácil. Aliada a isso, considerando a excessiva carga tributária a que estão expostas as empresas brasileiras, o que representa parcela significativa na formação de custos, a prática da sonegação fiscal torna-se constante no meio empresarial.

Um exemplo disso foi a Cervejaria Schincariol, acusada de sonegar, em cinco anos, aproximadamente R$ 1,5 bilhão em impostos, e terá de pagar aproximadamente R$ 600 milhões em multas.

Ressalte-se, então, que o sucesso de um profissional está altamente relacionado ao sucesso de sua classe, e esta, para alcançar uma posição de destaque, depende dos atos de todos os membros que a compõem. Os dilemas éticos apresentam-se, no dia-a-dia do contador, e cabe, a cada profissional, fazer sua escolha. Contudo, sempre consciente que nada justifica uma atitude antiética.

2 ÉTICAS NOS NEGÓCIOS: O CASO SCHINCARIOL

2.1 Código de Ética do Contador

O comportamento ético no momento em que, o mundo passa por grandes mudanças, as empresas se reformam e se transformam para sobreviver a essas mudanças e atender, melhor seu consumidor. Assim, hoje, para um sucesso continuado, o desafio maior das empresas é ter uma ética interna que oriente suas decisões e permeie as relações entre as pessoas que delas participam e, ao mesmo tempo, um comportamento ético, equivocadamente reconhecido pela comunidade.

O profissional contábil tem o dever e a obrigação de zelar plenamente pela sua profissão, resguardando os seus direitos e cumprindo suas obrigações dentro dos padrões éticos e morais, ciente de que nada justifica o erro consciente e premeditado, mesmo quando subordinado a outros profissionais. Nem mesmo a alta e crescente carga tributária explica um desvio de comportamento. O que o contador deve fazer é encontrar meios lícitos que levem à satisfação de seu cliente ou empregador.

A ética profissional de uma forma geral baseia-se em: responsabilidade, igualdade, verdade, justiça e solidariedade. Um profissional que não se baseia nestes fatores relatados é capaz de gerar a desconfiança da sociedade nos serviços de todos e ao transgredir os princípios da honestidade, ou deixando caminhos abertos para que se efetivem fraudes, as quais não só prejudica seu cliente e sua classe, como gera razão direta negativa perante a sociedade denegrindo a sua própria profissão.

O caso que envolveu a Cervejaria Schincariol, infligiu sem duvidas à ética profissional, pois se tratou de uma grande operação realizada pela Polícia Federal em conjunto com Receita Federal que teve como o objetivo, combater um sofisticado esquema de sonegação fiscal. Nesse caso, podemos condenar a atuação do contador da empresa, pois o mesmo agiu infalivelmente com todas as suas obrigações e deveres atribuídos a sua profissão. Embora o ser humano, como regra, tenha uma parcela de egoísmo na busca dos seus interesses, seja de forma individual ou coletiva, através de uma classe profissional ou de toda uma sociedade, ele ignora as chances de sofrer penalidades, entretanto, é preciso que sejam consideradas as normas de condutas, observados os princípios contábeis e éticos. E o comportamento ético, sem dúvida, é o melhor caminho para se conseguir sucesso no âmbito profissional.

Conforme o relatório da investigação, que contém 643 páginas, o Grupo Schincariol tem como acusações os crimes de sonegação fiscal, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e formação de quadrilhas. Porém, estes profissionais vão responder por estes atos praticados de forma ilícita. Tendo eles agido, consciente ou inconscientemente, cumprindo ordens ou não, serão penalizados por seus atos. Não somente pelas leis, mas também pela sociedade que passará a olhar com outros olhos esta classe profissional

Casos como esse de fraudes contábeis, evidenciam a responsabilidade do contador, tanto quando subordinado, tanto quando autônomo; além disso, atraem a atenção da sociedade para toda a classe contábil.

2.2 Comportamento Organizacional do Contador

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional, por tanto, comportamento organizacional é o estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional, O treinamento visa promover o aperfeiçoamento e a integração de todos os colaboradores da empresa, buscando, com isso, obter bons resultados através da qualificação e do melhoramento de seus potenciais. A importância para que os profissionais estejam atuando com ética, com respeito às normas estabelecidas, de maneira coerente e com eficiência é de plena importância a organização. Para serem bem sucedidas, as organizações precisam de pessoas eficientes, ágeis e dispostas a assumir riscos, pois através delas se desenvolvera o futuro da empresa. Tendo isto em vista, constatou-se que a empresa Schincariol não executou o plano organizacional de maneira correta, pois quando as atividades profissionais são exercidas corretamente, com responsabilidade e de acordo com os princípios morais e éticos, os beneficiários têm uma grande satisfação e retribui respeito e confiança ao contador, o que enobrece a sua profissão. Porém, o desvio de conduta pode desmoralizar o profissional e toda a sua classe, que foi o que aconteceu com esta empresa.

DIMENSÃO ORGANIZACIONAL

Processo de tomada de decisão na organização

Mitos e tabus organizacionais

Sistema informatizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com