A importância do negócio de gestão ambiental
Projeto de pesquisa: A importância do negócio de gestão ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eleniceartes • 24/10/2013 • Projeto de pesquisa • 8.845 Palavras (36 Páginas) • 478 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
JÉSSICA LIMA DE LIZ
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL
Conceição do Araguaia – PA
2012.
JÉSSICA LIMA DE LIZ
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL
Conceição do Araguaia – PA
2012.
1. INTRODUÇÃO
A educação ambiental é o campo da educação que trabalha a disseminação do conhecimento, habilidade e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Esta designa uma qualidade especial que define uma classe de características que juntas, permitem o reconhecimento de sua identidade, diante de uma Educação que antes não era ambiental.
Neste contexto, a Educação Ambiental nas empresas torna-se um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Sendo que a esta firma valores e ações que contribuem para a transformação humana, social e preservação ecológica.
É fundamental que as empresas (e seus colaboradores) entendam a essência das questões ambientais atuais, independente das preocupações com as normas de certificação. É mais que urgente a missão de implementar não só a gestão ambiental, como também a de entender e lidar com a parte mais humana e comportamental, parte esta que se refere a educação ambiental e seus princípios. da “tal” consciência ambiental.
1. JUSTIFICATIVA
A implantação de sistemas de gestão ambiental, como opção para conduzir uma organização à melhoria do seu desempenho ambiental, tem sido uma prática cada vez mais adotada por empresas do mundo todo. Essa expansão não se dá apenas com o intuito de mostrar à sociedade o nível de responsabilidade ambiental de cada empresa mas também como forma de garantir, através de um sistema de gestão baseado em uma norma consolidada e eficaz, um conjunto de diretrizes que possibilitem o contínuo cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e dos requisitos de sua política, por meio da gestão dos aspectos ambientais gerados pelas empresas.
Segundo Florato (2010), a promoção da defesa do meio ambiente por parte das empresas tem sido evidente na atualidade. As organizações estão focadas em agregar valor com base na melhoria de sua imagem social, considerando a nova cultura de satisfação dos clientes não somente através do atendimento de suas necessidades de consumo, mas considerando a sustentabilidade daquilo que lhe é desejado.
Sabendo-se que a gestão ambiental tem sido prioridade na maioria das empresas no Brasil e no mundo, optou-se por desenvolver uma pesquisa que aborde esse tema que tem sido de relevância no meio empresarial, de sorte que não benefecia somente às empresas a população em geral. Afinal a gestão ambiental empresarial é uma forma de gerir com responsabilidade os recursos naturais. Daí a necessidade de se desenvolver uma pesquisa que aborda esse tema que tem sido de grande importância nos dias atuais.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Gestão ambiental nas empresas
No Brasil, a gestão ambiental, ainda é assunto de prioridade secundária no meio empresarial. Apesar de ter panorama, pode-se considerar, que a partir da década de 1980, a publicação de normas de legislações mais restritivas quanto a poluição vem proporcionando mudanças progressivas no ambiente de negócio por meio de alteração de formas de produção. Fica claro que o empenho das organizações brasileiras para o fenômeno de mecanismo de gerenciamento ambiental nada mais é que o reflexo da intervenção governamental, ou seja, as empresas adequam seus processos industriais numa postura relativa à carga de leis, normas e regularmentos estabelecidos para tal questão ( SEIFFERT, 2005).
3.2 A importância do planejamento para a gestão impresarial
O planejamento é uma das funções administrativas que inicia qualquer ciclo, mesmo se o planejamento for realizado informalmente, por meio de um simples pensamento rápido sobre como agir em uma determinada situação, o planejamento antecipa a execução.
De acordo com Oliveira (2003), o planejamento pode ser conceituado como um processo estabelecido para se alcançar uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, via melhor concentração de esforços e recursos. Ainda Oliveira (2003), distingue três tipos de planejamento hierárquicos: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
Almeida (2003), conceitua planejamento estratégico argumentando sobre uma técnica administrativa que foca o ordenamento de idéias de um grupo de pessoas com o objetivo de visualizar um caminho que se deve seguir.
3.3 Missão da empresa
A missão da empresa é a determinação de “onde a empresa deseja ir”, isto é, corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar, portanto, representa a razão de ser da empresa.
De acordo com Kotler ( 1980, p. 83), a missão da empresa deve ser definida em termos de satisfazer alguma necessidade do ambiente externo, em termo de oferecer algum produto ou serviço.
Dentro da missão, o executivo deve estabelecer os propósitos, em que os mesmos correspondem á explicitação dos setores de atuação dentro da missão da empresa já atua ou está analisando a possibilidade de entrada no tetor, ainda que numa situação de possibilidade reduzida.
3. OBJETIVOS
Abordar questões ambientais no que se refere à gestão ambiental empresarial refletindo sobre a sua importância para a remediação dos recursos naturais com propostas de prevenções corretivas que visem minimizar os principais problemas identificados.
4.1 OBJETIVO GERAL
Desenvoler um estudo sobre a importãncia da gestão ambiental empresarial englobando todos os aspectos administrativos de prevenção e controle da poluição e de desenvolvimento sustentável, bem como incentivar o envolvimento das empresas com os prloblemas ambientais de forma consciete e com responsabilidade social.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
...