Analise sociológica folha de são paulo
Por: Mateus Nadai • 20/11/2019 • Resenha • 526 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
Mateus Alves Nadai 17212259
TEMA: AMAZONIA Meio: Folha de São Paulo
Como a mídia gera grande parte da realidade para a maioria das pessoas, tornando o corpo e a mente humana como extensões da mídia, comunicar sobre temas considerados importantes e como comunica-los é algo importante. A Amazônia é um tema que está em alta, já que nesse ano com o novo governo, o desmatamento da floresta está mais intenso do que nunca. E a folha de São Paulo para reforçar sobre o assunto publica em seu site várias reportagens abordando esse tópico.
Analisando de onde sai as matéria criadas pelo jornal, podemos notar que a Folha abre uma aba para o painel do leitor, porém a maioria desses comentários está indo contra o atual presidente e sua retorica sobra a Amazônia e o meio ambiente. Mesmo noticiando sobre Bolsonaro deixar o serviço europeu monitorar as queimadas, ao final da matéria eles relembram frases do presidente que apontam sua mudança de atitude e carregam um tom tendencioso. Há um comentário especifico de uma mulher que lê a Folha desde sempre, e diz, que em meio a tanta crítica ao atual presidente, fica feliz em ler um artigo sobre Marco Feliciano, e afirma que o leitor precisa ver os dois lados. Algumas matérias políticas diferentes em meio a tanta crítica do atual governo, pode ser uma estratégia de não parecer tendencioso. Já que a Folha de São Paulo tem a fama de ser formado pela elite de esquerda.
A forma que a sociedade de desenvolve e as pessoas querem estar cada vez mais unificadas, se sentirem parte de algo, mesmo estando geograficamente tão distantes, estar a par das notícias do jornal ainda é a forma mais fácil dessa união, tornando as matéria do jornal relevantes. O meios também tem a função de controle social reforçando a atenção aos crimes e atitudes que são condenadas, como a Folha de São Paulo está fazendo com as queimadas e com quem não as vê como uma catástrofe. Para que esses conceitos básicos de certo e errado não caiam no esquecimento.
O jornal folha de São Paulo publica com frequência sobre o assunto da Amazônia, e é possível analisar que nesse caso, ao contrário do que os teóricos do conflito afirmavam que ao meios favoreciam os ricos e poderosos, a Folha na maioria de suas notícias aponta as atitudes do presidente como inimigas da Amazônia e possui diversas matérias baseadas em pesquisas com a população, eleitores do Bolsonaro ou não.
Também aponta temas como o interesse estrangeiro sobre a Amazônia, tanto para a doação de dinheiro quanto para o monitoramento das queimadas. Sobre o que os brasileiros acham se o presidente deveria aceitar o dinheiro estrangeiro contra o desmatamento, e o que eles acham das atitudes do governo sobre o tema. O que as multinacionais acham e como estão reagindo contra as queimadas, que apesar de não aprovarem o desmatamento ainda não se mexeram, pois costumam tomar decisões mais lentas. Apontam erros cometidos a Amazônia e relembram atitudes antigas do presidente que previam tais acontecimentos.
...