Analises Empresariais
Trabalho Escolar: Analises Empresariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatatgoncalves • 18/4/2014 • 3.635 Palavras (15 Páginas) • 272 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 UMAVISÃO ECONÔMICA DA EMPRESA 4
2.1.1 A administração da empresa UZA 5
2.1.1.1 Finanças 6
2.1.1.1.1 Tributos da empresa 6
2.2 ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS 7
2.2.1 Análise Financeiro-Econômica do Grupo Pão de Açúcar 10
2.2.1.1 Análise Vertical e Análise Horizontal 10
2.2.1.1.1 Índices de Estrutura de Capital 15
2.3 ÍNDICES DE LIQUIDEZ 17
3 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da produção objetiva a entrevista de um empresário do ramo calçadista, procurando conhecer a sua ideia como empreendedor e o que levou a investir na área, ampliando e crescendo cada dia mais.
O conhecimento do segmento e seus problemas relacionado como empresário, objetivando administrar toda a organização. Procurando conhecer os desafios, as responsabilidades que o empresário deve abordar ao cuidar de uma empresa nesse porte.
E reflexões sobre a ideia empreendedora aplicada, como buscar novas alternativas, o conhecimento do que realmente gasta e como administrar todas as circunstancia para manter ativa a empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
A entrevista foi realizada na UZA Indústria de Calçados Ltda, empresa do ramo calçadista situada na cidade de Jaú, fundada em 2001 por seu sócio proprietário Alessandro Garcia, que ao perceber a oportunidade do mercado como representante comercial de uma grande marca, idealizou sua própria empresa e produto, hoje inserida no mercado desde aquele ano de 2001 que vem se sustentando a cada ano.
A entrevista foi realizada dentro dos setores administrativos da organização, buscando a realidade da organização e o que acontece no dia a dia.
2.1 UMA VISÃO ECONÔMICA DA EMPRESA
Nas questões de teoria econômica, questionamos se a empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisões se devem aumentá-los ou mantê-los? Foi nos respondido que sim, os custos fixos são analisados mensalmente e é feita uma projeção dos mesmos para coleção seguinte com base nos preços atuais.
A evolução dos preços da empresa é analisada em comparação com a inflação? A resposta que sim em partes, não é considerado o IPCA, mas sim o percentual de dissídio coletivo da categoria, que geralmente é o INPC. Com relação aos preços de matéria prima eles são passados para toda a coleção; caso haja algum ajuste alterado pelo fornecedor que não possa ser negociado e vá impactar muito o custo, os preços são refeitos.
Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, são considerados todos os pontos importantes? (preços dos concorrentes, inflação geral e especifica dos itens de custo da empresa, poder de compra dos consumidores, diferenciais de qualidade e etc)? Sim, também em partes, é avaliado o preço do produto com relação ao público alvo (feminino), e também se concorrentes tem o mesmo produto por preços melhores, a inflação conforme resposta da pergunta anterior, no caso do produto aqui citado o calçado feminino todos os custos devem ser analisados muitos detalhes são precisos para fazer o custo final.
Há uma política definida para descontos? Sim, depende do poder de compra do cliente, assim como a impressão de silk e marca, se o cliente compra em grande quantidade, tanto é negociado preços, quanto desconto, e ate mesmo prazos para pagamentos. Como se trata de marca dificilmente o produto sai da empresa sem a marca, alguns clientes exigem marca própria, dessa forma o produto aumento o valor de compra, e também a quantidade da compra.
2.1.1 A administração da empresa UZA
Nas questões de Administração financeira e orçamentária, foi questionado se a empresa trabalha com orçamento de caixa e previsão de flutuações? Foi respondido que Não devido ao fluxo de informações, pretende em breve com a adequação da equipe e implantação do setor de contabilidade dentro da empresa.
Consequentemente a pergunta seguinte, se o orçamento de caixa é elaborado com premissas conservadoras de modo que possa dar maior segurança à empresa, primeiro a empresa precisa trabalhar com o orçamento de caixa para tomar um decisão definida como seria elaborado.
Há um acompanhamento mensal e diário do fluxo de caixa projetado? Sim porque a empresa costuma pagar as contas a vista para obter maior desconto com os fornecedores, consequentemente há a necessidade de um controle diário, além da entrada de receitas que também é diária.
A empresa elabora orçamentos regularmente, dentro de uma periodicidade que se tem revelado adequados? Sim, geralmente é elaborado junto com o setor de compras e a controladoria, com a aprovação da diretoria.
O nível de detalhes do orçamento é suficiente para orientar as ações gerenciais, sem que possa confundir a visão global dos resultados? Não, muitos setores ou responsabilidades, ainda não é levados em conta, por grau de necessidade ou conhecimento da real importância.
Os orçamentos são revisados periodicamente? Não, no futuro conforme as mudanças e estratégias da organização acreditamos que será periódico.
O trabalho de elaboração do orçamento envolve todos os gerentes de nível decisório da organização e o documento orçamentário final é resultado de um consenso? Não, porque ainda não há uma linha gerencia definida.
Os custos, as despesas e os resultados verificados em períodos anteriores servem de primeira base para o orçamento, mas ao mesmo tempo são questionados quanto a sua validade para o futuro? Deveria servir, porém é considerado os resultados anteriores somente.
2.1.1.1 Finanças
Nas questões de mercado financeiro e de capitais a empresa não emite ações no mercado financeiro.
Com relação ao mercado bancário, utiliza como produto o CDB/RDB e Letra de Cambio.
O empresário não possui conhecimento do mercado financeiro, somente da taxa de juros, selic porque acompanha os noticiários do mercado financeiro.
...