Finanças empresariais: Análise de Novo Segmento de Negócio Empresarial
Relatório de pesquisa: Finanças empresariais: Análise de Novo Segmento de Negócio Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jandinho • 15/5/2014 • Relatório de pesquisa • 3.313 Palavras (14 Páginas) • 322 Visualizações
FINANÇAS EMPRESARIAIS:
Análise de Novo Segmento de Negócio Empresarial
Trabalho apresentado às disciplinas; Administração Financeira, Administração Orçamentária, matemática Financeira II, Direito Tributário e Teoria Econômica Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.
Profs. Fábio Proença, Thiago Nunes Bazoli, Helenara Regina Sampaio, Janaina Vargas Testa, Regina Lúcia Sanches Malassise.
ALAGOINHAS-BA
OUTUBRO 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
Administração Orçamentária....................... 4
Administração Financeira........... 7
Matemática Financeira.................. 9
Direito Tributário...........................................................................................................9
Teoria Econômica.......................................................................................................12
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo desenvolver o conteúdo aprendido em aula, na prática, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas para uma empresa de pequeno porte recentemente fundada, empresa de comércio de insumos agrícolas. Um trabalho desenvolvido pelo proprietário e o administrador da empresa que se mostraram disponíveis às pesquisas e às mudanças.
Então colocaremos em prática alguns conceitos já vistos, e entenderemos a importância de cada matéria aprendida no quarto semestre, são elas: administração financeira; administração orçamentária; direito tributário; matemática financeira II; teoria econômica. Cabe ressaltar que essas matérias são de muita importância para quem deseja avançar em seus conhecimentos e ser um futuro administrador de empresas de sucesso.
2 DESENVOLVIMENTO
ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Planejamento Financeiro
Um plano financeiro eficaz deve dar à luz no momento de expor as ligações das diferentes propostas de investimento ligadas às várias atividades operacionais da empresa e as ações de financiamento disponíveis a ela no mercado. De modo paralelo, um plano financeiro atribui a empresa à chance de desenvolver, analisar e comparar muitos cenários de diferentes ângulos, permitindo assim, que questões relativas às linhas futuras de negócios da empresa e os melhores esquemas de financiamento se necessários, sejam analisados.
O planejamento dá a empresa subsídios, para que não seja surpreendida e possa ter uma alternativa já prevista, caso tenha que tomar uma decisão. Um bom planejamento financeiro deve prever o que acontecerá caso o planejado não ocorra, frustrando as expectativas dos executivos e do mercado ou se o mercado não estiver aquecido o suficiente para dar o retorno esperado.
Deste modo, o objetivo do planejamento financeiro é evitar surpresas e desenvolver planos alternativos. Uma empresa tem como principal objetivo à criação e obtenção de valor, entretanto outros objetivos também estão implícitos dos quais destaca-se, uma maior taxa de retorno do capital, participação do mercado, obtenção de recursos financeiros. Um bom planejamento financeiro é a forma de garantir que os objetivos e planos traçados em relação às áreas particulares de operação da empresa sejam viáveis e internamente coerentes. O planejamento financeiro ajuda a estipular metas, deixando os gestores motivados, oferecendo os mecanismos para avaliação dos resultados.
Como fazer o Plano Financeiro
O plano financeiro deve apresentar como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. Esta parte do plano de negócios deve conter de cinco a seis páginas. No plano financeiro, apresentam-se, em números, todas as ações planejadas para a empresa. Perguntas chave que o empreendedor deverá responder neste item são:
• Quanto será necessário para iniciar o negócio?
• Existe disponibilidade de recursos para isto?
• De onde virão os recursos para o crescimento do negócio?
• Qual o mínimo de vendas necessário para que o negócio seja viável?
• O volume de vendas que a empresa julga atingir torna o negócio atrativo?
• A lucratividade que a empresa conseguirá obter é atrativa?
Estrutura do Plano Financeiro
1) Investimento Inicial
2) Receitas
3) Custos e Despesas
4) Fluxo de caixa
5) Demonstrativo de Resultados / Lucratividade Prevista
6) Ponto de Equilíbrio
7) Balanço Patrimonial
Investimento Inicial
Especifica-se neste item os custos com as instalações, suprimentos, equipamentos e mobiliário necessários para a implantação do negócio. Estas especificações ajudarão no levantamento do investimento fixo – ativo permanente - necessário para implantação da empresa. Mesmo que a empresa esteja instalada (ou pretenda se instalar) numa incubadora, que comumente oferece parte desta estrutura inicial, estes valores devem ser considerados.
Provisões e Previsões são temas recorrentes nos bastidores de qualquer empresa. Provisões e Previsões são critérios técnicos diferentes e aplicados em situações distintas.
PROVISÕES: São cálculos matemáticos feitos na maioria das vezes com embasamento
...