TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Investimentos

Casos: Análise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  3.754 Palavras (16 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA 1

É comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. Podemos nos deparar com ela em várias circunstâncias. O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos. Mas não é por acaso que tantas circunstancias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro.

Alem de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação. As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa. As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

- CDB

- Caderneta de poupança

- Debêntures

- Ações de empresas

- Fundos de investimento

- Títulos Públicos

Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro” (PLT- Analise de Investimento). Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:

1) Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.

2) Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.

3) Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital. É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

3) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.

Com base nas informações extraídas do mercado pelo nosso grupo de trabalho, ficou definido que iremos investir em pequena empresa de comercio de calçados de couro:

✓ Razão Social: Cia dos Calçados Ltda

✓ Nome Fantasia: Cia dos Calçados

✓ Ramo de Atividade: Comércio de calçados de couro.

✓ Produtos Comercializados: Calçados.

✓ Tipo de Investimento: Investimento Privado, cujo objetivo dos sócios da empresa é gerar retornos monetários proporcionando aumento da riqueza dos mesmos.

APRESENTAÇÃO

Com a grande inserção de novo público consumidor no mercado devido a entrada de cerca 20% da população economicamente ativa na classe média, resolvemos investir na produção de calçados. Com isso, procuramos atender um mercado consumidor, especialmente feminino, ávido por novidades e por consumir nossos produtos em toda região e adjacências.

MERCADO

O mercado consumidor, assim como a população brasileira, é composto por um percentual levemente maior de mulheres que homens, e é fato que a mulher tende a consumir mais que o homem, principalmente no mercado de calçados em geral, consequentemente também nos adornos e vestuário. Com isso, temos como objetivo oferecer aos nossos clientes produtos de ótima qualidade a preços acessíveis, atingindo principalmente a nova classe média brasileira, onde as mulheres cada vez mais produzem e buscam produtos de consumo.

INVESTIMENTO INICIAL

Para esse investimento, será necessário um montante inicial de R$ 120.000,00 (Cinto e vinte mil reais) para aquisição de estoque e afins.

EQUIPE DE TRABALHO

Para que o trabalho se torne mais eficiente, é preciso que tenhamos um conjunto de pessoas bem qualificadas, onde teremos cada um locado em um departamento da empresa. A equipe inicial será de um gerente e cinco vendedores.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS VENDIDOS

✓ Calçados Masculinos para adultos;

✓ Calçados Femininos para adultos;

✓ Calçados Masculinos infantis;

✓ Calçados Femininos infantis;

✓ Tênis.

PROCEDIMENTOS LEGAIS PARA ABERTURA DO NEGÓCIO

✓ Registro na Junta Comercial;

✓ Registro na Secretária da Receita Federal;

✓ Registro na Secretária da Fazenda;

✓ Registro na Prefeitura do Município;

✓ Registro no Sindicato Patronal;

✓ Certificado dos Bombeiros;

✓ Consultar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com