Análise De Investimentos
Monografias: Análise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andercop • 10/11/2013 • 2.242 Palavras (9 Páginas) • 271 Visualizações
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Disciplina
Administração Financeira II
Turma - 601
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO 4
II FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
III ANÁLISE PRÁTICA 8
PROJETO A: CONSTRUÇÃO DE UM COMPLEXO HOTELEIRO. 8
PROJETO B: APLICAÇÃO EM POUPANÇA 11
IV CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
V REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
I INTRODUÇÃO
A análise financeira de alternativas de investimentos é uma importante ferramenta de auxílio à gestão e à tomada de decisões, seja em aplicações de empresas ou pessoais.
Através desta análise, é possível a comparação entre diversas alternativas disponíveis, e, assim, a seleção da que melhor se enquadre no perfil do investidor e maximize o retorno no decorrer do tempo.
Na análise de investimento, tão importante como conhecer as opções de aplicação de recursos, é conhecer o horizonte de tempo no qual o investidor deseja ter o retorno do capital investido e os níveis mínimos de retorno exigidos por ele para viabilizar uma opção.
Cabe ao administrador financeiro, dentro das organizações, a análise das alternativas disponíveis, através dos cálculos dos retornos esperados, considerando o cenário no qual a empresa está inserida.
A falta de uma análise mais profunda no emprego dos recursos em investimentos representa uma das principais causas do insucesso da administração financeira das pessoas em geral e das organizações.
Há alguns métodos de análise apresentados pela bibliografia, os quais descreveremos superficialmente, visto que se trata de uma matéria simples, porém não muito conhecida e utilizada por investidores individuais e de pequenas e médias empresas.
Ao final deste trabalho apresentaremos a simulação de uma análise de um projeto de investimento, baseado na revisão bibliográfica a ser apresentada.
II FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo MAYER (1977), o principal objetivo de uma organização, seja qual for a sua área de atividades, é a maximização dos lucros a longo prazo. Sendo assim, a empresa poderá sacrificar benefícios mais imediatos em função de alternativas que levem a maiores retornos a longo prazo.
O trabalho gerencial seria extremamente simplificado se sempre houvesse apenas um caminho a ser seguido (alternativa única). Porém, na maioria das vezes, diversas alternativas se apresentam ao empresário (SARIDNHA, 1982).
De acordo com LINS (1976), dirigir é decidir entre alternativas. A decisão instintiva, porém, pode não representar a melhor solução, pois há uma grande diversidade de circunstâncias que tornam obscuras a sua identificação.
A análise de Investimento estabelece critérios para avaliar as diversas alternativas de investimento de Capital. O estabelecimento destes critérios, conforme SARDINHA, possibilita a comparação entre as diversas alternativas, de modo a auxiliar o empresário na escolha daquela que irá lhe trazer o maior benefício.
Apesar da análise de investimentos considerar, basicamente, os aspectos de retornos monetários gerados através da aplicação em um ativo, há outros benefícios não monetários que podem ser considerados mais importantes do que os monetários. Por isso, cabe ao investidor uma análise criteriosa das relações de custo e benefício advindas da aplicação de seu capital.
A análise de investimento utiliza a Matemática Financeira como seu instrumento básico e fundamental (SARDINHA). Outros conceitos amplamente utilizados, segundo este autor, são:
Fluxo de Caixa
O Fluxo de Caixa é a seqüência de gastos e recebimentos realizados em um período.
Payback
O Payback é o período necessário, de acordo com o fluxo de caixa, para recuperar o investimento inicial.
Juros Simples e Juros compostos
Simplificadamente, pode-se conceituar juros como sendo o custo do dinheiro. Ele pode ser Simples - que é o produto do principal multiplicado pelo período considerado - ou Composto- onde o devedor paga juros sobre os juros anteriormente devidos. Em análise de investimentos sempre se utiliza da aplicação das fórmulas de juros compostos.
Valor Futuro
É o montante possuído no final do período de aplicação, considerando a capitalização através de juros compostos. Está associado com o valor atual através de uma determinada taxa de juros por período e do número de períodos.
Valor Presente
Também conhecido como Valor atual. É o valor existente hoje, ou um valor equivalente a um determinado valor futuro, considerando uma taxa de juros por período e um certo número de períodos.
Anuidade
É o valor constante que deverá ser pago (ou recebido) periodicamente para liquidar um empréstimo tomado (ou tomado) inicialmente.
A primeira etapa para a análise de alternativas de investimento é, segundo MAYER, a determinação da série de alternativas existentes em determinada situação. Em seguida, a administração deverá passar à descrição de cada uma , considerando os elementos que possam identificar a mais econômica entre todas: o custo original da alternativa, a vida útil ou duração, valor residual, custos operacionais e rendas. Então, parte-se para a avaliação das alternativas, utilizando os dados contidos nas descrições. Relaciona-se todos os custos e rendas relacionadas a cada alternativa, de forma a comparar os resultados. MAYER coloca como métodos principais para análise os seguintes:
Método do Custo Anual Uniforme:
Todas as alternativas são descritas em termos de todos os custos e rendas por elas produzidos, indicando-se os momentos em que eles ocorrem. Levando-se em conta o decréscimo do valor do dinheiro no decorrer do tempo, poderá ser calculado o custo anual
...