TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Investimentos

Trabalho Universitário: Análise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  3.641 Palavras (15 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 15

Para definir o que seria uma análise de investimentos, é preciso compreender primeiro o conceito de investimentos.

Investimento, no cenário econômico, significa a aplicação de dinheiro em meios de produção, buscando o aumento da capacidade produtiva. Outra concepção plausível é de utilização de recursos financeiros escassos que geram rendimentos durante certo período de tempo, trazendo fluxo de caixa para a empresa. Pode ser pensado através do prisma de bens de capital (máquinas e equipamentos), à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio, etc) ou até um novo negócio como um todo. Segundo Bernstein e Damodaran (2000, p. 16) um investimento “sempre implica na desistência de uma parte dos momentos prazerosos do presente na esperança de melhoria no futuro”.

eat pray love film watch film

A avaliação do investimento significa utilizar normas para a tomada de decisão em uma alternativa de investimento. Segundo Hummel e Taschner (1995) existem duas formas de tomar uma decisão: por sentimento ou por estudos econômicos. Uma análise por sentimento é aquela sem nenhum conceito técnico preliminar, enquanto que uma análise por estudos econômicos levará em consideração uma diversa gama de julgamentos da demanda e oferta, por exemplo, antes de tomar sua decisão. Em geral, a escolha se embasa em indicadores de desempenho econômicos que maximizem o capital do investidor.

movie trainspotting

watch the whole the search for santa paws movie

É importante ressaltar que o analista de investimentos é um técnico responsável por levantar o comportamento futuro de uma aplicação de recursos e transformá-lo em um indicador para que o investidor consiga tomar uma decisão consciente e racional. Em linhas gerais, analisar investimentos não é definir e dizer o que é melhor fazer, mas sim apontar os aspectos para minimizar os riscos e aumentar os ganhos do detentor do capital. Segundo Bernstein e Damodaran (2000): “O dono dos ativos é, em última análise, responsável pelas decisões sobre a política de investimentos, pois somente ele sabe os objetivos econômicos do fundo e suas restrições não econômicas; estes são os mais poderosos e determinantes da política de investimentos na maioria das organizações (BERNSTEIN, P. DAMODARAN, A. , 2000, p. 29)”

Para uma apreciação deste tipo, tradicionalmente deve-se levar em conta três fatores principais, que podem ser traduzidos depois em indicadores: horizonte de tempo do investimento, ou seja, em que momentos ele gerará fluxos ou necessitará de dispêndios; fluxo de caixa como os valores de ganhos e gastos; e taxa de desconto como o valor com que se consegue levantar capital ou captar recursos.

Não se pode esquecer também que, como praticamente tudo em Finanças, um investimento também é uma relação de risco x retorno e tende a seguir o mesmo comportamento já conhecido dessa oposição. O caráter do investidor é determinante na hora de assumir riscos e por isso só ele tem o poder de decisão.

dinner for schmucks download movie

Cláudia Barreto

Departamento de Marketing

Capítulo 3

CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS

________________________________________

Este capítulo apresenta uma descrição dos métodos mais utilizados atualmente para uma análise econômica de investimento.

Para análise do projeto é utilizado o modelo clássico de Economia da Engenharia, acrescido de uma Análise de Sensibilidade para identificar as variáveis que mais interferem na viabilização do projeto.

Dentre os métodos utilizados para análise de viabilidade de projetos, serão utilizados o Método do Valor Presente, a Taxa Interna de Retorno e o Método Tempo de Recuperação do Capital (Pay Back Time).

3.1. ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

O conceito de Análise de Investimentos pode ser considerado como um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre os resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de forma científica.

Nessas comparações, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas tanto quanto possível em termos quantitativos. Para expressar em termos quantitativos as diferenças entre as alternativas em uma tomada de decisão usa-se basicamente da Matemática Financeira.

A Engenharia Econômica é, em boa parte, uma aplicação das técnicas de Matemática Financeira nos problemas de tomada de decisões. É um conjunto dos métodos utilizados nas análises de investimentos e das técnicas empregadas na escolha da melhor alternativa.

Surge um problema de Engenharia Econômica quando se deseja investir um capital ou ocorre a necessidade de se comprar um bem de capital. Em ambos os casos, todas as alternativas tecnicamente viáveis para o investimento devem ser analisadas.

Empregando métodos específicos os resultados das oportunidades de negócios são comparados com o objetivo de apurar-se a melhor alternativa para o investimento. Economicamente, a melhor alternativa é a que , a longo prazo, propicia maior rentabilidade ou menor custo.

De acordo com DE FRANCISCO (1988), um estudo de análise de investimentos compreende:

a. um investimento a ser realizado;

b. enumeração de alternativas viáveis;

c. análise de cada alternativa;

d. comparação das alternativas;

e. escolha da melhor alternativa.

Finalizando, cabe ainda ressaltar que na tomada de decisão a alternativa escolhida deve ser sempre a mais econômica, após a verificação de que todas as variáveis que influem no sistema foram convenientemente estudadas.

3.2. CONSIDERAÇÕES DA ENGENHARIA ECONÔMICA

Para a tomada de decisões de investimento, alguns pressupostos devem ser considerados como a seguir:

a. Não existe decisão com alternativa única. Significa que, para tomar qualquer decisão, devemos analisar todas as alternativas viáveis, sendo em número mínimo de duas.

b. Somente pode-se comparar alternativas homogêneas. Para melhor entendimento deste princípio, vejamos um exemplo: O que é melhor comprar, um apartamento na Beira -Mar (Florianópolis - zona altamente valorizada)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com