Análise De Investimentos
Monografias: Análise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Moreninha • 6/6/2013 • 5.134 Palavras (21 Páginas) • 355 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTANCIA
CURSO- ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA- ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
PROFESSOR (A) PRESENCIAL: Júlio Freitas
PROFESSOR (A) EAD
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
NOMES: Paola RA: 312013
Clarice RA: 528695
Juliana RA: 281500
Camila RA: 724036
Luana RA: 963257
BRASILIA/POLO DE SÃO SEBASTIÃO, 25 DE ABRIL DE 2013
INTRODUÇÃO
O alto grau de competitividade entre empresas vem se acirrando e levando milhares de empresas a investirem em novas tecnologias e formação continuada de seus profissionais. Tais investimentos têm se tornado o diferencial no âmbito empresarial, já se tornou bastante comum o discurso da turbulência econômica e da instabilidade do mercado financeiro, refletindo nos processos decisórios que estão se tornando cada dia mais duvidosos e incertos, gerando imprevisibilidade diante das ações de todos os indivíduos envolvidos.
Dentro deste contexto, surgem dificuldades para planejar, gerir, organizar, e principalmente administrar, abreviando cada vez mais a confiabilidade para empreendimentos e previsões.
A partir da implementação de um fluxo de caixa relevante, como uma das mais importantes ferramentas gerenciais, pode-se partir para uma previsão elaborada com base nos dados levantados nas projeções financeiras, induzindo a previsões sobre o setor financeiro.
O QUE É INVESTIMENTO?
Investimento significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. São alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, comprar uma casa, entre outros. O hábito de investir não é tão grande no Brasil, geralmente temos hábitos de fazer empréstimos e financiamento. Mas há inúmeras opções de investimentos financeiros com bons resultados e para todos os perfis. As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros. Quando uma pessoa resolve fazer um investimento, ela deve atentar a três principais aspectos, presentes em qualquer modalidade: o risco, a rentabilidade e a liquidez (que é a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento).
TIPOS DE INVESTIMENTO
Basicamente, investimentos, dividem-se em três grandes categorias:
· Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social. São gerados retornos sociais. Ex: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, dentre outros.
· Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retornos monetários aos investidores. Ex: shopping centers, lojas de varejo, fabricas particulares, dentre outros.
· Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Ex: as empresas Petrobras e Banco do Brasil.
TIPOS DE NEGÓCIO
Abrir um novo negocio é sempre um desafio. Nunca se sabe o que pode vir pela frente e se a decisão pela atividade na qual irá atuar será a certa. Antes de abrir uma empresa é preciso planejamento para que ela permaneça no mercado de forma a gerar lucros. Foi escolhida pelo o grupo uma loja de sapatos, setor que atualmente está crescendo este ano com novas lojas surgindo, mas também muitas fecham as portas por falta de planejamento. O tipo de Investimento escolhido é Privado, com apenas um investidor, realizando serviços no ramo de educação infantil (creche) com o nome Crescer e Aparecer fundada há dois anos. O serviço prestado será cuidar de crianças de 0 a 6 anos de idade, na área de educação infantil.
FLUXO DE CAIXA RELEVANTE
São aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações. Um fluxo de caixa relevante em um projeto é aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que este vinculado a questão de se aceitar ou não este projeto. E a diferença entre os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto e aqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxos de caixa incrementais. Portanto, entender o conceito de fluxo incremental é fundamental na análise de implantação de um projeto. Em termos gerais, podemos dizer que os fluxos de caixa incrementais, quando observados em uma avaliação de projetos de investimentos, refletem toda e qualquer alteração nos fluxos futuros da empresa que serão de certa forma influenciada pela realização do projeto.
Apresentam um formato padrão que é composto, basicamente, por três partes:
ü Investimento inicial ou nos períodos iniciais: esses investimentos podem ser tanto na forma de bens físicos, quanto na forma de investimento em capital de giro. São saídas de caixa e devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.
ü Retornos de caixa do investimento: normalmente, após alguns períodos, o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivos.
ü Valores Residuais: ocorrem no final do investimento e os fluxos de caixa são positivos, seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributaria adquirida. Pode ser negativos, como realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento.
CALCULOS E ESTIMATIVAS
A) Estimar o preço unitário de venda
...