Análise De Mercado
Exames: Análise De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LihNazal • 1/4/2014 • 478 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
O mercado financeiro e a análise de investimentos
Mercado monetário: é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Política Monetária.
Mercado de crédito: atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
Mercado de câmbio: mercado onde são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio e da taxa de câmbio atuando através de sua Política Cambial.
Mercado de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
Investimentos
1- CDB
2- Caderneta de Poupança
É bastante utilizada por pessoas físicas com o objetivo de reservar parte de seus recursos sem correr riscos de mercado.
Os rendimentos apurados são creditados mensal ou trimestralmente na conta poupança e o prazo do investimento é normalmente indeterminado. Como se trata de um investimento com liquidez diária, muitos entendem que a melhor classificação contábil para esta conta é dentro do grupo das disponibilidades.
3- Debêntures
A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.
Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.
4- Ações de empresas
Uma ação representa uma “fração” do capital de uma determinada empresa. A compra de ações transforma o investidor titular em sócio da companhia, mesmo que numa proporção pequena em relação ao controlador, o chamado sócio majoritário.
5- Fundos de Investimentos
Um fundo de investimento é, uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, não possuindo personalidade jurídica,e sendo constituído tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.
6- Títulos públicos.
Os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento,
...