Análise Financeira
Seminário: Análise Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvioaa • 21/9/2014 • Seminário • 310 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
A análise das Demonstrações Contábeis, por meio de coeficientes, trata das relações que se estabelecem entre elementos do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício ou entre os dois demonstrativos contábeis. A elaboração dos coeficientes permite compreender e avaliar as decisões dos administradores das empresas e projetar tendências em função das decisões tomadas por eles.
A análise por meio de coeficientes possibilita a comparação entre itens e grupos tanto do Balanço Patrimonial como da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). Nesse sentido, é mais adequado comparar, por exemplo, valores do Ativo com valores do Passivo, do que analisar cada elemento individualmente.
Mediante a utilização de coeficientes, pode se verificar tendências futuras sobre a situação financeira e econômica da empresa, bem como efetuar comparações com padrões preestabelecidos. Assim, a análise se destina muito mais a averiguar o que poderá suceder no futuro que propriamente retratar os acontecimentos passados.
Os coeficientes mais utilizados para análise distribuem-se em dois grandes âmbitos: Análise Financeira e Análise Econômica. A Análise Financeira é efetuada mediante coeficientes que avaliam a estrutura financeira da empresa, e a Análise Econômica mediante coeficientes que avaliam a dinâmica da empresa.
A obtenção de coeficientes se estabelece ao se compor relações entre contas ou grupos do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício, sendo que a leitura do coeficiente sempre se inicia pelo denominador da relação estabelecida. Para isso se iguala o denominador a R$ 1,00 (quando se está examinando valores) ou a 100,0% (quando se está examinando em percentuais).
1.1.1 Análise Financeira
A Análise Financeira tem como objetivo principal avaliar a capacidade da empresa de cumprir os compromissos financeiros assumidos, o que possibilita compreender sua solidez financeira, tanto no que diz respeito à forma como os recursos são gerados quanto ao que se refere à maneira como são aplicados.
Na análise financeira utilizam-se coeficientes que retratam a liquidez, o endividamento, a imobilização de capitais, etc.
...