Análise SWOT
Seminário: Análise SWOT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cayrton • 25/9/2013 • Seminário • 424 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
1.
Esta análise foi desenvolvida por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School.
O termo SWOT resulta da conjugação das iniciais das palavras anglo-saxónicas Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Assim, a análise SWOT corresponde à identificação por parte de uma organização e de forma integrada dos principais aspectos que caracterizam a sua posição estratégica num determinado momento, tanto a nível interno como externo (forma como a organização se relaciona com o seu meio envolvente).
Em termos de análise interna, a análise SWOT propõe a identificação dos principais pontos fortes (Strengths) e pontos fracos (Weaknesses) caracterizadores da organização num determinado momento. A importância da identificação das forças e das fraquezas é particularmente importante para os aspetos mais diretamente relacionados com os fatores críticos de sucesso da organização em causa. É também importante referir que a consideração de uma determinada característica da empresa como força ou fraqueza é sempre relativa e potencialmente alterável, designadamente na medida em que se podem verificar ao longo do tempo alterações importantes ao nível da concorrência e do seu comportamento. A correta listagem das suas forças e fraquezas dá à organização elementos importantes no que concerne à sua orientação estratégica, que tenderá naturalmente a tirar o maior partido possível das forças e a minorar ao máximo as fraquezas.
No que respeita à análise externa no âmbito da análise SWOT, que tem como objetivo a identificação das principais oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) que num determinado momento se colocam perante a organização, pode dizer-se que a sua importância está associada à necessidade de, dentro do possível, os gestores e outros responsáveis preverem eventuais desenvolvimentos futuros que possam ter maior ou menor impacto futuro nessa mesma organização. Este é de facto um aspeto decisivo da gestão das organizações e todas as previsões efetuadas têm naturalmente reflexo nas opções estratégicas por elas levadas a cabo.
A análise SWOT deve ser feita e interpretada de forma integrada, conjugando os elementos da análise interna e externa, por forma a que o diagnóstico que dela resulta seja fiável e constitua uma fonte de informação e suporte adequada às necessidades da gestão estratégica, que se ocupa das decisões que vão no fundo delinear o futuro a médio e longo prazo da organização.
Para além da análise SWOT, a análise e o planeamento estratégicos de uma organização utilizam outras ferramentas importantes, como sejam a matriz BCG (no que respeita à gestão do portefólio de produtos e marcas) e o modelo das cinco forças de Porter (no que respeita à análise da indústria onde a organização esteja incluída).
...