Análise SWOT
Artigos Científicos: Análise SWOT. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lubeni • 10/10/2013 • 456 Palavras (2 Páginas) • 453 Visualizações
Análise S.W.O.T.: Estratégia mercadológica aplicada em micro e pequenas empresas
Por Lucas Margotti
Muitos empreendimentos no Brasil não possuem um conhecimento técnico sobre seu próprio negócio e o ambiente em que atuam. O interessante é que muitos empreendimentos pequenos conseguem destaque devido à uma oportunidade observada por um empreendedor fundador. Por mais que existam inúmeros empreendimentos fundados por empreendedores como esses, não há qualquer conhecimento técnico necessário para novas estratégia no futuro.
Este novo texto tem o objetivo de mostrar uma análise simples de mercado, ensinados nos primeiros períodos de Administração e cursos afins, que podem contribuir para o empreendimento de diversos empreendedores que estão em fase de adaptação ao dinâmico "Senhor Mercado". É interessante montar um estabelecimento qualquer em um lugar que demande um, ou criar uma empresa com idéias novas em um setor que as atitudes e comportamentos organizacionais estão defasados. Mas certas oportunidades estão exigindo um nível cada vez maior de visão mercadológica e atitudes técnicas. Existem alguns modelos que devem ser seguidos, e empreendedores ao acaso, que fizeram de uma ideia ou acidente, uma fonte de ouro abundante.
Mas mesmo essas oportunidades exigem novos recursos que apresentarei aqui a seguir. Esses tipos de abordagens são bem simples e são encontrados em todos livros de Marketing ou Administração Estratégica, mas acredito que seja interessantísssimooooooo para micro e pequenas empresas, e principalmente... para empreendedores que querem começar o seu negócio mas não possuem um conhecimento técnico para "embarcarem nessa aventura".
A primeira delas é conhecida internacionalmente como "A Análise S.W.O.T.". Amiga de todo Administrador, é uma análise em que determina elementos essenciais para qualquer empreendimento: STRENGTHS (Forças), WEAKNESS(Fraquezas), OPPORTUNITIES (Oportunidades), THREATS (Ameaças). De acordo com a proposta da análise SWOT (F.O.F.A. no Brasil), é possível que o empreendedor visualize tais recursos através dessas análises, tornando possível seu entendimento sobre possíveis estratégias a serem adotadas.
De fato, Forças e Fraquezas são considerados variáveis internas, que dizem respeito às características da organização. Quando se trata de força, podemos citar, por exemplo, o alto índice de Capital Circulante Líquido (Capital de Giro) da empresa. E como fraquezas, a falha sistêmica em sua gestão de estoque atrasando pedidos pendentes. Como variáveis externas, as Oportunidade e Ameaças são fator determinante para a sobrevivência da empresa no mercado, porque não depende apenas da empresa, e sim de outros empreendimentos ou acontecimentos que podem interferir na estrutura de mercado. No entendimento dessas duas estruturas externas, podemos citar a Copa do Mundo no Brasil como Oportunidade para a rede de hotelaria e os demais empreendimentos. Este é um exemplo de oportunidade, e acredite. Existem milhares de brasileiros e até mesmo estrangeiros trabalhando duro para usurfruirem dessa oportunidade. No caso da ameaça, podemos citar como exemplo, uma crise financeira mundial, em que abala todas as estruturas organizacionais do mundo.
...