Análise do Empreendedorismo
Seminário: Análise do Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cricardo • 15/12/2013 • Seminário • 631 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
Tema: “Empreendedorismo”
Titulo: Análise de Empreendedorismo
Objetivo:
Construir uma definição própria sobre o entendimento dos conceitos de Empreendedorismo e a sua aplicação em nosso cotidiano social.
Justificativa:
A importância do Empreendedorismo está na sua capacidade dinâmica de aproveitar, inovar e transformar as oportunidades no mundo dos negócios para gerar o crescimento econômico e desenvolvimento social na vida das pessoas.
Introdução:
O tema empreendedorismo é secular, tão antigo que achar obras literárias sobre o tema não é uma tarefa difícil, aliás, é natural já que se trata de um tema tão popular e antigo, segundo Dolabela (2006) "empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza".
Existem várias definições para o tema em questão, onde o empreendedorismo significa em sua essência, aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na idéia e transformar em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, tanto faz.
Desenvolvimento:
Uma definição interessante é a de Schumpeter (citado por FILION,1999) onde expõe que "empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios ... sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações." Assim, a visão de Schumpeter tornou-se predominante: o empreendedor como motor da economia, o agente de inovação e mudanças, capaz de desencadear o crescimento econômico.
Conforme Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Para Dolabela (1999,p. 43), a palavra empreendedor é utilizada para designar principalmente a pessoa que se “dedica à geração de riqueza, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como marketing, produção, organização, etc.”.
No nosso cotidiano atual são vários os profissionais que podem ser considerados exemplos vivos de empreendedores: administradores, contadores, economistas, corretores, médicos, dentistas, profissionais da educação, juristas, arquitetos, psicólogos,
...