As Habilidades Essenciais Dos Negociadores
Exames: As Habilidades Essenciais Dos Negociadores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mfrade • 20/9/2013 • 872 Palavras (4 Páginas) • 1.648 Visualizações
Na negociação serão necessárias habilidades distintas para assim alcançar os objetivos. Existem certas habilidades essenciais que, com maior ou menor intensidade, sempre serão fundamentais aos negociadores. O negociador tem dentre suas habilidades, a capacidade de buscar oportunidades de comunicar-se facilmente com as partes envolvidas; de liderar e contribuir para um acordo ganha-ganha; de aceitar desafios e detectar riscos sem prejudicar os objetivos, de conhecer suas limitações e supera-las; de ser flexível, adaptando-se as situações encontradas; e, principalmente, ser paciente e estar constantemente se auto avaliando. Os negociadores devem ser capazes de analisar o contexto da negociação, avaliar as variáveis envolvidas, buscar o maior número possível de alternativas, estabelecendo critérios objetivos, a fim que o acordo seja firmado.
Atualmente, a necessidade de negociadores hábeis e qualificados tornou-se vital. Ter habilidade tem sido o quesito mais importante em um processo de negociação (saber fazer as propostas adequadamente e no momento certo), ter conhecimento do setor de atuação e visão de negócio para alcançar o máximo que se deseja na negociação.
• Ter foco nas habilidades de interpretação do comportamento humano.
• Ter foco nas habilidades fundamentais do trabalho dos negociadores, no que se refere o colocar-se no lugar da outra parte e interpretar o comportamento humano.
• Ter foco nas habilidades mais objetivas, como saber falar e ouvir, ter consciência da negociação, proporcionar alternativas e analisar propostas concretas.
Nos processos de negociação e de formação de parceiras, por exemplo, destacam-se dois tipos de habilidades especificas: as técnicas e as interpessoais. As primeiras relacionam- se ao conhecimento de técnicas, processos e ´´macetes´´ de negociação (por exemplo, as etapas para condução da negociação); as ultimas dizem respeito ao conhecimento interpessoal dos negociadores (qual o estilo de cada um; quais são suas forcas, fraquezas, necessidades e motivações; como relacionar-se de forma diferenciada com a outra parte etc.)
Assim, vale destacar que são muitas as habilidades essenciais a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas pelos negociadores que buscam realizar negociações realmente efetivas.
A habilidade de negociar tem sido considerada um diferencial dentro da visão do mundo globalizado, essa arte diz respeito a um processo de comunicação e relacionamento. Todo esse processo é gerado visando atingir objetivos e para que haja êxito em uma negociação faz-se necessário que sejam aplicadas algumas habilidades que já são bem conhecidas dos grandes negociadores, podendo ser resumidas em: Capacidade de preparação, objetivação, planejamento, comunicação, raciocínio, percepção, verificação e adaptação que desenvolvidos ao longo do tempo com esforço e dedicação, transformam-se em talento.
As habilidades fundamentais para uma negociação estão relacionadas na capacidade de cada negociador, diferenciando se qual a finalidade de novas tendências que a globalização está se situando com as variações de escolhas e as exigências feitas através do mercado em que devemos está preparados sempre com novos métodos eficientes.
Em relação a globalização, são mudanças feitas e constantemente analisadas com visões criativas e inovativas, tanto que através de tantas inovações é exigido das organizações postura de flexibilidade e habilidade para lidar com os novos desafios dessa era global.
Entre as habilidades essenciais estão:
Assumir postura proativa.
Saber entender o mercado além do próprio país de origem.
Analisar suas funções e responsabilidades.
Capazes de enxergar além dos seus limites profissionais.
Visão sistêmica, prática de ação estratégica e inovação.
Utilização de raciocínio lógico, critico e analítico.
Comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade.
Resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas detectados.
Seleção
...