Atps De Empreendedorismo
Monografias: Atps De Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oberdan • 24/4/2013 • 817 Palavras (4 Páginas) • 615 Visualizações
ATIVO
Ativo é a essência da contabilidade, é fundamental em qualquer texto de teoria e doutrina contábil. O ativo pode ser definido de varias maneiras, porém a mais tradicional é: “ativo é o conjunto de bens e direitos a disposição da administração. Essas definições passam uma idéia do que é o ativo em determinado momento, porem não caracteriza o que ele representa para a entidade.
Uma entidade em relação as conceituações do seu patrimônio, precisa atentar-se:
- para a natureza do que se esta sendo definido.
-para sua mensuração.
A conceituação não se pode misturar com o problema da mensuração, já que a conceituação deve ser rigorosa e pura, e a mensuração tem a se ater a limitações, de quem avalia (contador) e de quem faz uso da informação (usuário).
Ativos transformados em dinheiro, as pessoas adquirem jóias, obras de arte, imóveis entre outras coisas com a intenção de que no futuro se caso precisar, esses ativos sejam transformados em dinheiro, ajudando assim a solucionar possíveis problemas. Já as aplicações de dinheiro protegem o proprietário contra perdas de poder aquisitivo e, além disso, produz um fluxo real de juros. Ativo pode ser definido como: “algo que possui um potencial de serviço direto ou indireto, imediatamente ou no futuro- de gerar fluxos de caixa”(segundo José Carlos Marion, PLT 146). O ativo na contabilidade, uma empresa não mantém ativos no estado em que se encontraram para serem vendidos, vai se em busca de melhorar, em conjunto com outros ativos, com o trabalho e a operosidade, tudo fluidificado pela organização empresarial, gerando assim fluxos positivos de caixa.
FORNAS DE AVALIAÇÃO DO ATIVO.
Os ativos são avaliados por algum tipo de valor de custo (de entrada), e os passivos (exigibilidade) também avaliados da mesma maneira, pois se terá de sacrificar ativos para paga-los.
TIPOS NAIS IMPORTANTES DE AVALIAÇÃO:
Custo Historico (original)- trata-se do valor original da transição, ou seja, quanto custou a empresa adquirir um determinado ativo.
Custo Histórico Corrigido- essa trata de uma correção de valores originais do ativo, da forma mais ampla possível.
Custo de Reposição- não há uma definição clara para esse custo, já que tudo depende da data em que ira ser feita a reposição de um ativo velho por outro em estado de novo.
Custo de Reposição Corrigido- essa homoniza as demonstrações contábeis, derivantes em termos do poder aquisitivo de uma mesma data.
Valor Justo- trata-se do valor que um ativo ou passivo, será vendido ou comprado, numa transação corrente.
AVALIAÇÃO DE ATIVOS.
Ainda não foi adotado um padrão rígido de avaliação, admitindo assim exceções em produtos a venda, valores a receber, a títulos etc. Entretanto a avaliação mais correta seria calcular os fluxos positivos de caixa, que foram gerados pelos ativos e trazê-los ao valor presente. Já o modelo conceitual teórico trata-se de uma avaliação a fluxos de caixa descontados. Enfim, é só um critério de avaliação, ou uma combinação?
ATIVO INTANGIVEL.
Ativo tangível é constituído
...