TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Matemática Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Matemática Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATPS

DE

MATEMÁTICA FINANCEIRA

PROFA. IVONETE MELO DE CARVALHO

TURMA: N41

DATA: 25.11.2012

ÍNDICE

Introdução ____________________________________________ 03

Etapa 1 _____________________________________________ 04

Passo 1 ____________________________________ 04

Passo 2 ____________________________________ 05

Passo 3 ____________________________________ 06

Etapa 2 _____________________________________________ 07

Passo 1 ____________________________________ 07

Passo 2 ____________________________________ 07

Passo 3 ____________________________________ 09

Etapa 3 _____________________________________________ 10

Passo 1 ____________________________________ 10

Passo 2 ____________________________________ 10

Passo 3 ____________________________________ 12

Etapa 4 _____________________________________________ 13

Passo 1 ____________________________________ 13

Passo 2 ____________________________________ 13

Passo 3 ____________________________________ 17

Conclusão ____________________________________________ 18

Bibliografia ____________________________________________ 19

INTRODUÇÃO

A presente ATPS busca ensinar aos estudantes de Administração EAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP as ferramentas básicas da Matemática Financeira.

Para que tal objetivo se cumpra, estudar-se-á a teoria e, após, serão efetuados cálculos sobre juros compostos, de várias formas, desde o cálculo tradicional, através das fórmulas matemáticas e utilização de calculadoras simples ou científicas, passando pelo aprendizado e utilização das calculadoras HP12C, específicas para cálculos contábeis, e pelo ensino e cálculos feitos em planilhas excel, a fim de aprendermos, ou termos a mais básica noção, das diferentes formas de calcular-se os juros compostos.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que se conheça/reconheça os regimes de capitalização de juros: simples e composto, e as suas diferenças. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

- Passo 1: Buscar (ler e estudar) em pelo menos três fontes diferentes que podem ser o Livro-Texto da disciplina, os slides das teleaulas e material disponível na internet, os seguintes conceitos de Matemática Financeira: Noções de juros simples (lineares) e Noções de juros compostos(exponenciais).

Juro representa a capitalização do capital empregado em alguma atividade produtiva, ou seja, aluguel do dinheiro por um determinado período de tempo; é uma remuneração para quem está alugando o dinheiro e um custo financeiro para quem está “tomando” o dinheiro emprestado.

Capitalizar, em matemática financeira, significa calcular os juros e incorporar ao capital principal, onde os juros podem ser simples ou lineares e compostos ou exponenciais.

Juros simples: cálculo dos juros sobre o valor do capital inicial e multiplicados pelo numero de períodos a que se refere a taxa de juros.

J = VP . i . n

Juros compostos: cálculo dos juros período a período, onde a taxa de juros incide sobre o capital inicial adicionado dos juros do período anterior, também conhecido de juros sobre juros. Calcula-se um montante ao final de cada período, e sobre este incorre a taxa de juros para o período seguinte, sucessivamente, até o final do período.

M = P . (1 + i )n

- Passo 2: Preparar um resumo (no mínimo cinco e no máximo dez linhas de texto) onde se deve destacar e justificar, com base na teoria assimilada no Passo 1, as diferenças entre os valores dos Juros (J) e do montante (M) encontrados nos dois regimes de capitalização a partir de um mesmo capital, uma mesma taxa de juros e um mesmo prazo.

O Montante é a soma do Capital Inicial com os juros, tanto lineares como exponenciais. A diferença que ocorre entre os dois regimes de capitalização é que nos juros compostos ou exponenciais há o juro sobre juro, que não ocorre nos juros simples. Com isso, no sistema de juros compostos o valor total de juros é maior do que nos juros simples.

Pode se dizer que Capitalização de juros significa juros compostos, em oposição aos juros simples. Enquanto naqueles os juros se incorporam ao capital ao final de cada período de contagem, nestes tal não ocorre. No caso de se incorporar, a taxa de juro do novo período incidirá sobre o quantum de juros do período anterior, porque incide sobre o capital total (capital inicial mais o juro que a ele se "incorporou"). É chamada "capitalização" de juros porque é a "ação" de tornar os juros em "capital".

- Passo 3: Resolver o exercício proposto em seguida e completar a tabela.

Um capital de R$ 80.000,00 foi aplicado numa instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com