Atps tecnicas de negociação
Por: Maiara Berti • 22/5/2015 • Relatório de pesquisa • 533 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
AKSSARA BARBARA RIBEIRO DA SILVA – RA. 7093570675
JAQUELINE ALVES DE ARAUJO – RA. 6814014714
MAIARA BERTI DOS SANTOS – RA. 7421679030
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
AKSSARA BARBARA RIBEIRO DA SILVA – RA. 7093570675
JAQUELINE ALVES DE ARAUJO – RA. 6814014714
MAIARA BERTI DOS SANTOS – RA. 7421679030
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Relatórios referentes à Atividade Prática
Supervisionada pela professora Janaina Ramos
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
O processo de negociação
O capítulo estudado em questão aborda alguns teóricos da época que fundamentaram as técnicas de negociação, usadas atualmente para melhor desenvolvimento do trabalho nas empresas, na relação empresa/cliente. Eles podem ser classificados em três bases: Administração Científica – Taylor (1856-1915) e Ford (1863 – 1947), Administração Clássica – Fayol (1841 – 1925) e Teoria das Relações Humanas – Mayo (1880 – 1949).
Na administração científica o foco estava voltado para a linha de produção, quais eram as especificações necessárias para que as horas de trabalho do colaborador rendessem o máximo possível em um custo financeiro reduzido, não se esquecendo da qualidade do produto.
A administração clássica visava na hierarquia da empresa a fim de se manter a ordem no local de trabalho, estabelecendo os cargos para que a responsabilidade não fosse dirigida somente a uma única pessoa, evitando a sobrecarga. Eram traçados planos de trabalho onde o foco era a especialização do colaborador, para melhores resultados do produto comercializado.
Após alguns anos começou a se estudar a Teoria das Relações Humanas (Mayo), neste momento o colaborador começava a receber atenções especiais, pois a lógica era: se o colaborador estiver respaldado em suas necessidades (sejam elas psicológicas, fisiológicas, econômica, etc) ele melhor estará para se desempenhar o seu cargo, fazendo com que ele trabalhe mais feliz, adequando-o a função que melhor condiz com a personalidade dele.
Anos mais tarde novos estudiosos da área foram adicionando teses que aperfeiçoam as técnicas de negociação que conhecemos atualmente, a necessidade de estudar as vertentes que circundavam as negociações eram muito intensas.
Os artigos lidos nessa atividade supervisionada nos mostra que cada empresa possui a sua cultura e que este fator influencia fortemente para as negociações, sejam ela nacionais ou internacionais. A importância de conhecer o assunto, o cliente com quem será realizada a negociação, o perfil do negociador e outros, é de extrema importância para que a empresa obtenha sucesso nos negócios.
As técnicas de negociação são recursos utilizados por empresas para que nas relações com clientes ou fornecedores haja um bom resultado na negociação, para ambas as partes.
...