TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autogerenciamento é Fundamental Para Desenvolvimento Da Carreira

Dissertações: Autogerenciamento é Fundamental Para Desenvolvimento Da Carreira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

A Análise e Descrição de cargos é um documento de fundamental importância para uma organização, pois possibilita conhecer efetivamente os cargos, bem como padroniza a realização das atividades. A Descrição de cargos cria um referencial que inclui o que o ocupante faz e por que faz, ao passo que a Análise basicamente detalha o que lhe é exigido em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades.

A descrição e análise de cargos funcionam como o mapeamento daquilo que se faz dentro da organização. Na verdade, os objetivos da descrição e análise de cargos são os seguintes:

1. Subsídios ao recrutamento: definição ao mercado de RH no qual se deverão recrutar dados para elaboração de anúncios ou técnicas de recrutamento.

2. Subsídios à seleção de pessoas: perfil e características do ocupante do cargo, requisitos exigidos, definição da bateria de provas e testes de seleção etc.

3. Material para o treinamento: conteúdo dos programas de treinamento, conhecimentos e habilidades exigidos ao ocupante e atitudes frente ao cliente.

4. Base para a avaliação e classificação de cargos: fatores de especificações para serem utilizados como fatores de avaliação de cargos, definição de faixas salariais, escolha de cargos referenciais para pesquisa de salários etc.

5. Avaliação do desempenho: definição de critérios padrões de desempenho para avaliar os ocupantes, metas e resultados a serem alcançados etc.

Gestão de carreiras nas organizações

A expressão "Plano de carreira", nas organizações, sempre corre o risco de ser interpretada como algo antiquado, retrógrado, que interessa aos funcionários e, principalmente, sindicatos, mas que na prática das empresas, não traz benefícios, pelo contrário, a imagem é de elevação de custos de mão de obra, de forma desnecessária e automatizada ao longo do tempo.

Nesta visão de carreira, existe aquela perspectiva de promoções e aumentos salariais decorrentes simplesmente do tempo de casa, que provocam rigidez para a gestão de recursos humanos, frente à obrigações trabalhistas assumidas, aumento da folha de pagamento, envelhecimento do quadro de colaboradores, entre outros aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com