Avaliação Imobiliaria
Monografias: Avaliação Imobiliaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vava10 • 8/11/2014 • 554 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
A) O que é avaliação de imóveis e quais as suas finalidades.
É a definição do valor de mercado dos bens ou dos direitos sobre eles, feita dentro de procedimentos técnicos para concretização das análises do valor.
Marcas patentes, fundo de comercio e lucros cessantes pertencem a categoria dos intangíveis. Imóveis urbanos, rurais e industriais, veículos, maquinas e equipamentos, cultivo agrícola e solventes são considerados bens materiais.
B) Como você descreveria a avaliação feita por um corretor e aquela feita por arquiteto ou engenheiro.
Engenheiros, arquitetos e agrônomos, por terem exigência de curso superior para exercer a profissão, estão aptos a emitir avaliações. Porém para os corretores existem duas possibilidades, o curso superior em uma faculdade ou curso técnico tornando-se apto para emitir pareceres. Parecer é uma opinião baseado em pesquisa pela experiência do profissional enquanto que a avaliação é necessário comprovação documental ou seja fundamentação teórica quando necessário. Para emitir parecer técnico, o corretor de imóveis deve estar inscrito no CNAI e para isso deve concluir o curso de qualificação em avaliação de imóveis. Por outro lado o termo “laudo de avaliação” é de uso restrito dos engenheiros. O laudo de avaliação é emitido por engenheiros, arquitetos e agrônomos apresentando as características estruturais do imóvel. Enquanto que o parecer técnico de avaliação mercadológico é emitido por corretores e diz respeito ao valor de mercado do bem avaliado.
Há entre engenheiros e corretores certa concordância de que cada profissional atua numa determinada área de avaliação. Aos engenheiros compete principalmente determinar o valor da construção, utilizando seus cálculos e conhecimentos de diferentes materiais usadas na construção. Aos corretores seria externar o preço do imóvel ou seja elaborar avaliações de valor de mercado de acordo com seu conhecimento.
C) Defina valor preço e custo.
O valor intrínseco ou seja o valor real de alguma coisa depende das variáveis de mercado, de ambiente e das técnicas usadas pra sua determinação, sendo que o valor é único para determinado momentos e conforme a situação do mercado, não havendo interferência alguma sobre ela.
O preço é dependente da situação do negócio, considerando os interesses envolvidos, das instituições e pessoas que estão no processo havendo interferências externas. O preço varia em uma determinada faixa, de acordo com os negociadores, podendo haver flutuações a curto prazo obtendo uma média ou valor aproximado ao qual chamamos de valor de mercado.
Custos são conjunto de despesas acumuladas em todo processo operacional com objetivo de disponibilizar o produto ao consumidor, considerando-se esses objetivos, ao uso de um produto ou serviço, utilizados para se obter outros bens ou serviços.
D) Como você caracteriza a depreciação de sua casa.
A depreciação ou desvalorização de minha casa tem se verificado pelo tempo de uso e desgaste dos materiais utilizados, e conforme as legislações tributaria os imóveis devem ser desvalorizados em 25 anos (método linear)
...