Biografia De Henri Fayol
Exames: Biografia De Henri Fayol. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ianinha • 14/8/2013 • 671 Palavras (3 Páginas) • 2.390 Visualizações
BIOGRAFIA DE HENRI FAYOL
Jules Henri Fayol nasceu em Istambul em 29 de julho de 1841, filho de Andre Fayol e Adelaide Saulé tinha como irmãos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph.
Aos 19 anos formou-se em engenharia de minas em St. Etienne.
iniciou sua carreira em uma empresa metalúrgica e carbonífera que estava a beira da falência, com as conseqüências da revolução industrial aos 25 anos tornou-se gerente de minas, como ótimo gestor que foi, recuperando a estabilidade da empresa, foi promovido a diretor em 1888, nesta época a empresa contava com cerca de mil trabalhadores. Manteve- se na direção da empresa até 1918, aposentou-se deixando a empresa em notável estabilidade.
Uma das atitudes que Fayol teve foi anotar todos os fatos que chamavam sua atenção concluindo que uma empresa precisa de 6 funções para funcionar:
1-FUNÇÕES TÉCNICAS: produção ou serviço da empresa.
2-FUNÇÕES COMERCIAIS: compra, venda e permutação.
3-FUNÇÕES FINANCEIRAS: procura e gerencia de capitais.
4-SEGURANÇA: proteção e preservação de bens.
5-FUNÇÕES CONTABEIS: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6-FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: coordenar e sincronizar as outras 5 funções.
(POC3): as funções do administrador segundo Fayol.
PREVISÃO- Avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele
ORGANIZAÇÃO- Proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
COMANDO- Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
COORDENAÇÃO- Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados.
CONTROLE- Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade co o plano adotado, as funções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência.
Outra contribuição, talvez a mais importante, que embora contestado, servem de guia básico para os que desejam administrar com sucesso. OS 14 PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO, segundo Fayol são:
01-DIVISÃO DO TRABALHO: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
02-AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é a conseqüência natural da autoridade. Ambas devem estar equilibradas entre si.
03-DISCIPLINA: depende da obediência, aplicação, energia,comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
04-UNIDADE DE COMANDO: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o principio da autoridade.
05- UNIDADE DE DIREÇÃO: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.
06-SUBORDINÇÃO DE INTERESSES INDIVIDUAIS AOS INTERESSES
...