TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CERTIFICAÇÃO DAS ISOS

Monografias: CERTIFICAÇÃO DAS ISOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

ISO 14001

O MEIO AMBIENTE

• Mediante o crescimento das capacidades técnico-produtivas e o acelerado crescimento demográfico mundial vem se colocando em evidência ao longo da segunda metade do século XX, que os recursos naturais e seus serviços derivados não são ilimitados e que sua escassez ou esgotamento constituem uma séria ameaça ao bem-estar presente e ao futuro da humanidade.

SURGIMENTO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

• Após a década de 70, o homem passou a tomar consciência do fato que as raízes dos problemas ambientais deveriam ser buscadas nas modalidades de desenvolvimento econômico e tecnológico. Isso levou a humanidade a repensar a sua forma de desenvolvimento, essencialmente calcada na degradação ambiental e fez surgir uma abordagem de desenvolvimento conciliatória com preservação ambiental,

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (É a forma de utilizar os recursos naturais sem comprometer a capacidade de gerações futuras)

• Foi iniciado após o relatório feito pela Brundtland commission, em 1987, intitulado “nosso futuro comum”. Este relatório foi produto da COMISSÃO MUNDIAL DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO no Rio de Janeiro, denominado ECO 92, neste evento foram discutido temas ambientais globais e sugestões de soluções potenciais para o meio ambiente. Os dois importantes resultados dessa conferência foram a AGENDA 21 (permite uma atuação em níveis macros, através do estabelecimento de diretrizes gerais para processos de gestão em níveis federais, estaduais e municipais) e a Série ISO 14000 (VAMOS ESTUDAR ADIANTE).

CONSTATAÇÕES EM TORNO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

• IGUALDADE – Todos os povos devem ter acesso à possibilidade de melhorar seu bem-estar econômico; tanto suas gerações presentes quanto futuras.

• ADMINISTRAÇÃO RESPONSÁVEL – os processos produtivos e financeiros devem ser responsáveis com relação àquilo que é objeto de suas ações, sendo elaborados de forma a causar o menor prejuízo ambiental.

• LIMITES – O desenvolvimento deve ser encaminhado dentro dos limites, tanto dos recursos naturais não renováveis, quanto da intervenção tolerável do ser humano sobre os ecossistemas;

• COMUNICAÇÃO GLOBAL – Não há fronteiras nacionais ou geográficas para os prejuízos ambientais, somente ações e cooperações internacionais possibilitam reparar prejuízos já causados e assegurar um desenvolvimento seguro no futuro;

• NATUREZA SISTÊMICA – O desenvolvimento deve considerar os relacionamentos entre ecossistemas naturais e as atividades humanas;

NBR ISO 14001

A ISO 14000 é uma norma elaborada pela International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normatização), com sede em Genebra, na Suíça, que reúne mais de 100 países com a finalidade de criar normas internacionais. Cada país possui um órgão responsável por elaborar suas normas.

No Brasil temos a ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) com a NBR 14001 (Norma brasileira 14001) garante a redução da carga de poluição gerada por essas organizações, porque envolve a revisão de um processo produtivo visando à melhoria continua do desempenho ambiental, controlando insumos e matérias-primas que representem desperdícios de recursos naturais. Certificar um Sistema de Gestão Ambiental significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adota um conjunto de práticas destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à preservação da biodiversidade. Com isso, além de contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população, as organizações obtêm um considerável diferencial competitivo fortalecendo sua ação no mercado.

• Gases e feito estufa (ISO 14064 – pares 1,2 e 3 e ISO 14065) – Tratam sobre o processo de gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs). As partes 1 e 2 estão relacionadas com a especificação e orientação para quantificação, monitoramento e elaboração de relatório de redução de emissões de GEEs e aprimoramento de suas remoções, para organizações e projetos. Enquanto a ISO 14064 (parte 3) e a ISO 14065 são mais focadas em procedimentos e requerimentos para a creditação de certificadoras.

A certificação

• É uma forma de comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização está contribuindo para a diminuição dos agentes ofensores ao meio ambiente e ainda mostrar um diferencial competitivo.

Certificação – Compreensão de Termos e Definições Básicas

• Organização

É mencionada como "uma empresa, corporação, firma, empreendimento, instituição e partes ou combinações destas, mesmo que não pertençam à mesma razão social, públicas e privadas, que tenham sua própria função e administração”. Cláusula 3.12 da ISO 14001(1996)

• Meio Ambiente

É definido como os "arredores” no qual uma organização opera, incluindo "ar, água, terra, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações." O meio ambiente se alonga do interior da organização até o sistema global.

• Impacto Ambiental

É definido como um elemento da atividade produtos e/ou serviços de uma organização que possa interagir com o meio ambiente. Fica a cargo da organização, identificar os aspectos ambientais de seus produtos, processos e serviços ao estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental.

Sistema de Gestão Ambiental

Parte do sistema total que inclui a estrutura organizacional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, alcançar, proceder à avaliação crítica e manter as políticas ambientais.

Visão Sistêmica das áreas relacionadas à organização. (Gráfico)

Levantamento de visão sistémica de uma organização

A estruturação de um sistema, em termos de elemento organizacional, requer o estabelecimento de diretrizes e prioridades para sua instalação. Os requisitos de um sistema devem ser bem definidos desde o início, a partir da visualização de todos os componentes, equipamentos, softwares, elementos de manutenção e suporte, processo de produção dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com