COMPETÊNCIA DOS EMPREENDEDORES E COMPORTAMENTO
Tese: COMPETÊNCIA DOS EMPREENDEDORES E COMPORTAMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ejmarion • 11/11/2014 • Tese • 410 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
3. COMPETÊNCIAS E COMPORTAMENTOS EMPREENDEDORES
Antes de tudo, é importante dizer que as concepções de empreendedorismo podem ser diferenciadas em econômicas, behaviorista ou comportamental, e a partir das características de personalidade. Para a escola econômica, o empreendedorismo é marcado pela criação de uma organização inovadora com propósitos de obter lucro ou crescimento em ambientes de risco ou incertezas. Os behavioristas traçam perfis de personalidade a partir do comportamento dos sujeitos empreendedores. Na última escola, não se consegue estabelecer as características empreendedoras, seus limites mostram somente uma orientação comportamental ou dos processos.
Das primeiras definições até a contemporaneidade foram grandes as mudanças dessas características. Em uma análise sobre a evolução das características empreendedoras do final do século XIX até a atualidade, evidencia-se uma grande variedade nas definições e mudanças nessas características, entre quais se têm: de agressivo para motivado, de dominador a controlador, de orientado para os resultados para voltado aos objetivos. As mais citadas são: pró-atividade, inovação, tolerância aos riscos, independência, autonomia e autoconfiança. Algumas características desapareceram com passar dos anos, como: visionário, flexível, perseverante, comprometido, otimista, experiente, organizado, estrategista e benevolente.
Os autores comportamentais apresentaram uma vasta literatura sobre o que são os empreendedores e suas características mais marcantes. As características dos empreendedores que apareceram com mais frequência nessa perspectiva foram: inovação, liderança, riscos moderados, independência, criatividade, energia, tenacidade, originalidade, otimismo, orientação para resultados, flexibilidade, iniciativa, envolvimento em longo prazo, autoconfiança, agressividade, sensibilidade a outros, tendência a confiar nas pessoas, dinheiro como medida de desempenho. Dolabela relacionou outros itens que caracterizam os empreendedores de sucesso, que são: perseverança, iniciativa, criatividade, protagonismo, energia, rebeldia a padrões impostos, capacidade de diferenciar-se, comprometimento, liderança, orientação para o futuro, imaginação, etc. Nesse sentido, Dornelas também propõe uma lista de características do empreendedor e destaca que elas se diferem das de um administrador. Pode-se citar: são visionários, sabem tomar decisões, são indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar o máximo as oportunidades, são determinados e dinâmicos, são dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem, ficam ricos, criam valor para a sociedade, assumem riscos calculados, possuem conhecimento, planejam, etc.
Nessa busca por caracterizar o empreendedor, Filion relaciona diferenças entres os perfis de gerentes e empreendedores. Os gerentes são mais processuais, formais e ligados às estruturas da organização. Os empreendedores são visionários e comprometidos com sua realização (ser visionário é uma condição vital). A empresa se apresenta como um lugar de destaque em suas vidas é envolvido totalmente no empreendimento e mantém relações mais estreitas e duradouras com seus funcionários.
...