COMPOSTO OU MIX DE MARKETING – OS 4 P’S
Por: ◾ GABRIEL ALVES • 22/8/2018 • Monografia • 2.531 Palavras (11 Páginas) • 393 Visualizações
MERCADOLOGIA
COMPOSTO OU MIX DE MARKETING – OS 4 P’S, e ainda os 4 C’S , 4 A’S e 8 P´S
O Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Borden afirma em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua época (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing.
Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:
1. Product; 2. Price; 3. Promotion; 4. Place.
[pic 1]
Atualmente, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda).
Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos 4 originais, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas se mostraram infrutíferas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais. Dessa forma “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais atividades relacionadas.
Assim, os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.
Cada variável engloba uma série de atividades. As mais comuns em cada um dos quatro P’s são:
Produto: refere-se a variedade do produto, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, devoluções, etc.
Preço: é composto pelo preço básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito, etc.
Praça: diz respeito aos canais de distribuição (localizações), distribuição física (estoque), transporte, armazenagem, etc.
Promoção: venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto (mala direta, telemarketing), etc.
Nos 4 P’s, o mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto. Para minimizar esta deficiência, a partir do conceito dos 4 P’s foi criado por Robert Lauterbom, por volta de 1990, os 4 C´s que tem como visão orientar o composto para o cliente.
Os 4 C’s: Cliente, Conveniência, Comunicação e Custo..... de Lauterborn
Consumers Wants and needs
- Cost To Satisfy
- Convenience to buy
- Communication.
No Brasil os 4Cs foram traduzidos como:
- Necessidades e Desejos do Consumidor
- Custo para satisfazer o Consumidor
- Conveniência para comprar
- Comunicação.
Segundo Robert Lauterbom, mais importante do que ter um produto ou serviço para ofertar é ter um cliente para satisfazer. Para reter um cliente é preciso proporcionar diversas conveniências com o objetivo de tornar esse cliente fiel. Uma vez o cliente satisfeito é, ao menos teoricamente, um cliente fiel. O difícil é desenvolver um elenco de atividades que mantenha esse cliente satisfeito, pois há uma regra que diz que um cliente nunca está totalmente satisfeito. A expectativa do cliente é sempre receber todas as conveniências possíveis e ser atendido com cortesia e magia.
A comunicação é o momento da sedução que visa empolgar o cliente a comprar o serviço ou produto. Ela precisa ser objetiva e clara para informar os principais pontos e dar oportunidade para que o consumidor fantasie a oferta, sentindo-se envolvido e comprometido com ela. E por último, o custo não pode estar acima das possibilidades e expectativas do comprador. Viabilizar um projeto pode depender de um controle perfeito de custos.
Resumindo:
- O cliente tem que existir e ser satisfeito, pois, teoricamente, dessa forma, ele será fiel.
- A comunicação visa empolgar o cliente.
- O custo do produto não pode estar acima das possibilidades e expectativas do comprador.
4 Cs | 4 Ps |
Consumidor/Cliente - Necessidades e Desejos do...Soluções p/o | Produtos |
Custo para satisfazer o Consumidor | Preço |
Conveniência para comprar, comodidade | Praça |
Comunicação – informação disponível | Promoção |
Em síntese, os 4 C’s e 4 P’s, complementam-se mostrando duas perspectivas de visão para os profissionais de marketing: a da empresa e a do cliente. Sua equivalência seria:
Os 8 P”S do Marketing de Serviços
Sempre que falamos em Marketing, ouvimos falar nos 4P’s (Praça, Produto, Preço e Promoção), porém se falarmos do Marketing em relação aos serviços podemos acrescentar mais 4P’s (Pessoas, Produtividade / Qualidade, Palpável (Evidencias Físicas) e Processos), formando assim os 8P’s do Marketing de Serviços.
...