CONTABILIDADE
Artigo: CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regimiro • 5/3/2015 • 2.613 Palavras (11 Páginas) • 268 Visualizações
constantes. Quanto menor for a mortalidade registrada em um município, maior será a esperança de vida ao nascer. O indicador é uma boa forma de avaliar as condições sociais, de saúde e de salubridade por considerar as taxas de mortalidade das diferentes faixas etárias daquela localidade. Todas as causas de morte são contempladas para chegar ao indicador, tanto as ocorridas em função de doenças quanto as provocadas por causas externas (violências e acidentes). O Censo 2010 é a base de cálculo de todo o IDH municipal. Para se chegar ao número médio de anos que uma pessoa vive a partir de seu nascimento são utilizados os dados do questionário expandido do Censo. O resultado dessa amostra é expandido para o restante da população daquele município.
Indicador de Renda: O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é o valor agregado na produção de todos os bens e serviços ao longo de um ano dentro de suas fronteiras. O PIB per capita é a divisão desse valor pela população do país. Trata-se de um indicador eficaz para a avaliação da renda de um universo amplo, como países e unidades da Federação. Esse é o critério usado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mundialmente para o cálculo do IDH-R dos países e dos Estados.
Na avaliação da renda dos habitantes de um município, o uso do PIB per capita torna-se inadequado. Por exemplo: nem toda a renda produzida dentro da área do município é apropriada pela população residente. A alternativa adotada é o cálculo da renda municipal per capita. Ela permite, por exemplo, uma desagregação por cor ou gênero da população, o que seria inviável de outra maneira.
ÍNDICE DE GINI
O índice de Gini é talvez o mais conhecido indicador de distribuição de renda. Mede o grau de desigualdade na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita. Seu valor varia de 0 (zero) quando não há desigualdade (a renda de todos os indivíduos tem o mesmo valor) a 1 quando a desigualdade é máxima (apenas um detém toda a renda da sociedade e a renda de todos os outros indivíduos é nula).
Se ele for zero, significa que uma distribuição justa e igualitária dos rendimentos – todo mundo ganha salários iguais. Se ele for um, significa que apenas um trabalhador, sozinho, ganha o total da massa salarial – concentração máxima. Por isso, quanto mais próximo de 0 (zero) o índice de GINI, melhor é a distribuição dos rendimentos pelas pessoas ocupadas.
O índice de Gini se baseia na chamada curva de Lorenz - um gráfico tradicional com dois eixos, no qual uma linha reta de 45 graus representa o extremo teórico de uma sociedade perfeitamente igualitária. Toda sociedade real, sempre com alguma desigualdade, tem como curva de Lorenz uma linha curva que corre abaixo da reta de 45 graus, mas que sai do mesmo ponto (a confluência entre os dois eixos) e termina no mesmo ponto. É como se fosse um arco, com a reta de 45 graus como a corda e a curva de Lorenz como a armação.
O índice de Gini é uma espécie de medição da distância entre a curva de Lorenz de uma sociedade qualquer e a reta de 45 graus, ou a igualdade perfeita. Uma sociedade totalmente igualitária teria Gini zero, já que sua curva de Lorenz seria a própria reta de 45 graus, e a distância entre as duas seria nenhuma. E, numa sociedade totalmente desigual, a distância da curva de Lorenz à reta de 45 graus seria máxima ou, por convenção, 1.
O índice ou coeficiente de Gini é assim chamado por causa de Corrado Gini (1884-1965), estatístico e demográfico italiano que foi pioneiro em estudos sobre as características mensuráveis das populações. O seu coeficiente representa a defasagem entre a perfeita distribuição diagonal e a curva de distribuição real de um dado país.
CURVA DE LORENZ
A Curva de Lorenz (ou curva de concentração de Lorenz) consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. Este gráfico consiste num diagrama em que num dos eixos é colocada a variável Rendimento e no outro a População, ambos representados por classes percentuais. Nesse diagrama é então representada uma linha representativa da percentagem de rendimento que cabe a cada grupo da população, o que permite fazer uma leitura do tipo: "os x% da população mais pobre detêm y% do total de rendimento". Quanto mais afastada da diagonal estiver esta linha, maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior será a desigualdade na repartição do rendimento entre as famílias.
A curva de Lorenz pode ser complementada com o Índice de Gini, o qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos.
IDH DE SÃO PAULO
Evolução IDHM
O IDHM passou de 0,733 em 2000 para 0,805 em 2010 - uma taxa de crescimento de 9,82%. O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 26,97% entre 2000 e 2010.
O IDHM passou de 0,626 em 1991 para 0,733 em 2000 - uma taxa de crescimento de 17,09%. O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 28,61% entre 1991 e 2000.
São Paulo teve um incremento no seu IDHM de 28,59% nas últimas duas décadas, abaixo da média de crescimento nacional (47%) e abaixo da média de crescimento estadual (35%). O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 47,86% entre 1991 e 2010.
BRICS
Os países integrantes do famoso BRIC juntos têm 2,8 bilhões de habitantes, ou seja, representa 41,8% da população mundial (6,7 bilhões de habitantes). A China e a Índia são os dois países mais populosos do mundo, com 1,330 bilhão de habitantes e 1,147 bilhão de habitantes, respectivamente. O Brasil é quinto país mais populoso do planeta, com 191,9 milhões de habitantes. Já a Rússia é a nona nação mais populosa do mundo, com 140,7 milhões de habitantes.
As nações do BRIC têm 38,2 milhões de km2, ou seja, significa 25,6% da superfície terrestre do planeta Terra (149,4 milhões de km2). A Rússia é o país mais extenso do mundo com 17,0 milhões de km2. A China com 9,5 milhões de km2 tem o terceiro maior território do mundo, atrás apenas da Rússia e do Canadá. Já o Brasil é o quinto país
...