Capacidade De Produção
Trabalho Universitário: Capacidade De Produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: deborajacobsilva • 29/5/2014 • 1.201 Palavras (5 Páginas) • 1.167 Visualizações
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Capacidade de produção pode ser traduzida como o limite da produção ou a capacidade máxima de produção de uma fábrica. É o volume de bens e/ou serviços que uma empresa pode produzir durante um período de trabalho pré-determinado, muitas vezes medido por dia, meses ou anos. Ou seja, é a empresa operando em capacidade máxima.
A palavra capacidade é comumente associada à ideia de volume máximo, espaço ou quantidade máxima de alguma coisa (capacidade estática). Assim, dizemos que o tanque de combustível de um carro tem capacidade para 55 litros; um estacionamento tem capacidade para 220 carros; a capacidade do Maracanã é 82.238 espectadores. Os gerentes de produção a utilizam para designar a escala de operações. Entretanto, a dimensão tempo deve ser adequadamente incorporada à utilização dos ativos. Portanto, a capacidade de uma operação pode ser definida como a quantidade máxima de operações realizadas num espaço de tempo em condições normais de trabalho.
Por exemplo, um departamento de montagem de uma empresa possui 5 empregados, cada qual trabalhando 8 horas diárias, realizando a montagem de um componente à razão de 20 montagens por hora e por empregado, a capacidade do departamento, expressa em número de montagens do componente por dia, será:
5 empregados x 8 horas / dia x 20 montagens / hora / empregado = /800 montagens / dia.
Algumas vezes as unidades produtivas trabalham com a capacidade total. Por exemplo, uma loja pode estar dimensionada para atender a 200 clientes em média por dia mas, presentemente, pode estar atendendo apenas 120, neste caso, dizemos que o uso da capacidade é de 120/200 x 100 = 60% ou, ainda, que a loja esta operando com 60% da sua capacidade.
Como se pode perceber, há muitos fatores dos quais depende a capacidade de uma unidade produtiva, se quisermos aumentar a capacidade da unidade, deveremos alterar pelo menos um dos fatores determinantes dessa capacidade. Algum deles não impõe grandes dificuldades para isso, enquanto que outros dependem de mudanças mais custosas ou que tomam tempo ou ambas as coisas simultaneamente. Voltando ao caso da loja, pode ser fácil contratar um funcionário a mais ou trabalhar em horas extras, mas seguramente será mais complicado aumentar a área construída da loja.
Classificação das capacidades
A capacidade pode ser classificada em capacidade instalada, de projeto, efetiva ou de carga e realizada.
Capacidade instalada: consiste no máximo volume de uma unidade produtora em que uma corporação pode alcançar, desconsiderando as perdas, trabalhando em regime full time. É uma medida que deve ser utilizada na estratégia da empresa.
Capacidade disponível ou de projeto: corresponde ao volume produzido em uma unidade produtiva no período correspondente à jornada de trabalho, sem considerar nenhuma perda.
Capacidade efetiva ou de carga: corresponde à capacidade disponível considerando as perdas planejadas. As perdas planejadas são: setups (tempo de preparação), manutenções preventivas, auditorias da qualidade, trocas de turnos, intervalos de operações, etc.
Capacidade realizada: é a capacidade real em determinado período. Nada mais é que a capacidade resultante a da subtração das perdas não planejadas da capacidade efetiva. As perdas não planejadas são: ausência de matéria-prima, funcionários, energia, máquinas; deficiências de qualidade, manutenção corretiva, etc..
Para determinação da capacidade de produção, não é suficiente somente a análise de vendas anuais, toma-se um conjunto de decisões com relação à capacidade, ou seja, qual será a capacidade, nominal, máxima, disponível, que atenderá demandas futuras.
Existem duas maneiras de se aumentar a capacidade produtiva, ou seja, aumentando a capacidade de instalada ou aumentando os turnos de trabalho, pois quando uma empresa opera muito próxima da sua capacidade máxima disponível tem sérios riscos de se faturar mais, porém com menores resultados ou até prejuízos, isto acontece devido ao aumento dos custos de produção (com horas-extras, adicional noturno, e baixa qualidade e produtividade).
Planejamento e Controle da Capacidade de Produção
O planejamento da capacidade produtiva fornece subsídios que possibilitam: a viabilidade de planejamento de materiais; avaliação da capacidade já existente; avaliação econômica, operacional e tecnológica de alternativa para incrementar ainda mais a capacidade; obter dados para futuros planejamentos de capacidade mais precisos; identificação de gargalos; estabelecer um controle maior na programação de curto prazo e estimar prazos viáveis para futuras encomendas e visando assim um atendimento eficiente seguido de qualidade.
O controle da capacidade produtiva tem a função de acompanhar este nível da produção executada por meio do trabalho ou da mão de obra, compará-la com os níveis planejados e executar medidas corretivas de curto prazo, caso estejam ocorrendo desvios significativos (ajustes).
Medida de Capacidade
Existem duas formas de mediar a capacidade produtiva: através da produção e através dos insumos. No caso da medida através da produção, as unidades de medida devem ser comuns ao tipo de produto produzido. Ou seja, é impraticável misturar medidas, tais como metros com toneladas e assim por diante.
Pode-se perceber que, se existe um só produto, ou produtos semelhantes, não há problema algum
...