Casos De Ensino
Ensaios: Casos De Ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TaniaCosta • 3/12/2013 • 6.283 Palavras (26 Páginas) • 1.865 Visualizações
CASOS DE ENSINO
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Trazer uma pitada de praticidade para o ambiente de sala de aula
RELAÇÃO DE CASOS DE ENSINO:
1 - “...Coisa De Desocupado”
2 - “É Fácil Falar. Que Tal Você Fazer?”
3 - Plano De Investimentos No Ativo Permanente
4 - Despesas Departamentais
5 - “Você Precisa Disto?”
Apresentação
Os casos de ensino têm como objetivo permitir a discussão de temas, que são importantes para os vários tópicos do livro tentando trazer a dimensão da classe para algum nível de realidade de uma organização. Foram construídos de maneira que cada um dos casos tem como foco um dado ingrediente que possa se entendido e discutido de maneira relativamente ampla.
A estrutura do caso leva em conta os objetivos de aprendizagem dos capítulos 1-6. A partir dos dilemas, os casos devem ser analisados. Em alguns casos, ele é explicitamente apresentado e existirão conseqüências nos diferentes entendimento por parte dos alunos. Essas diferentes visões são muito bem vindas ao processo pois torna a discussão rica e pluralista. Um caso nunca tem uma única solução adequada. Essa é a riqueza de abordagens, aliada ao aumento da participação do aluno no processo de aprendizagem, tornam o método atraente de com alto potencial de aumento da aprendizagem.
Nesse sentido, os casos podem ser aplicados após o desenvolvimento da parte conceitual isoladamente ou em conjunto com o exercício de simulação do orçamento, dependendo dos objetivos educacionais a que o aluno está sendo exposto.
Cada caso, em termos de estrutura, contém:
1.resumo indicando o que ocorre e o que o caso pretende maneira sumarizada;
2.os diálogos apresentados tem por objetivo exteriorizar características que a abordagem descritiva teria maiores dificuldades para tratar;
3.a descrição da situação a ser tratada, com personagens, situações e informações que permitam a discussão;
4.roteiro de solução que deve orientar a solução individual do caso, contendo os itens que devem ser considerados na análise do caso. O roteiro proporciona uma certa padronização na análise e apresentação dos trabalhos. Normalmente, os professores pedem para os alunos prepararem o roteiro para discussão em sala de aula;
5.questões de estímulo à reflexão, que consistem em perguntas que devem ampliar o potencial de customização entre teoria e prática. Normalmente, não se pede para que sejam entregues respostas mas elas apoiam o processo de estruturação da solução.
CASO DE ENSINO 1
“...COISA DE DESOCUPADO”
Autor: Fábio Frezatti
Resumo:
O caso apresenta uma discussão interna de uma empresa de serviços sobre o seu plano estratégico, refletindo as diferenças em termos de percepções e interesses entre os vários executivos da empresa. O dilema consiste em despender o tempo necessário no planejamento de longo prazo ou dedicar menor atenção a ele e, em compensação, oferecer maior atenção ao plano anual e às ações mais voltadas para o longo prazo propriamente ditas.
CASO
“Planejamento estratégico é coisa de desocupado! O que realmente conta é ação. Gastar tempo discutindo o que vamos fazer daqui 5 anos é perda de tempo. Afinal de contas, temos tantas coisas para fazer hoje”. Enquanto pensava Paulo rabiscava o material enviado referente à missão, objetivos e principais estratégias da empresa. Por sua vez, o economista chefe preparava o canhão de multimídia para apresentar um dos cenários possíveis para o horizonte de longo prazo da entidade. A organização em questão, a SA é uma empresa que desenvolve e comercializa soluções na área de tecnologia da informação, softwares para pequenas e médias empresas. Tendo visão de oportunidade, foi expandindo as suas atividades no mercado nacional de maneira consistente e qualitativamente adequada. A concorrência existente no mercado nacional, na sua área apresenta a seguinte distribuição:
% de participação no mercado nacional de soluções para empresas pequenas e médias Anos
-5
-4
-3
-2
-1
Atual
Softwarenada 40 30 25 12 15 15
Resolvotudo 30 38 35 38 35 28
Ligapramimbem 3 5 8 12 13 14
SouomelhorMEESMO 10 12 14 13 12 14
SA 3 10 15 17 10 15
Outros 14 5 3 8 15 15
(*) Estimativa
A reunião estava começando e o diálogo abaixo descreve o que ocorreu:
Ricardo, o presidente da empresa: “Bem, estamos aqui para discutir algumas diretrizes da nossa revisão estratégica. Vocês receberam os anexos 1, 2 e 3 que contém o material básico para a reunião. Para dar seqüência, teremos uma apresentação de estudo de cenário mais provável.”
Henrique, o economista chefe: “O cenário mais provável para a economia do país em termos de crescimento é otimista no médio prazo e decorre das ações e declarações do Presidente da República. Contudo, no curto prazo temos uma crise de confiança localizada em alguns segmentos do nosso negócio pois os donos das pequenas e médias empresas são muito sensíveis, em termos de humor, quando se fala de mudanças no mercado e eles não têm muita clareza em termos da importância de um software sobre o negócio. Pelas pesquisas mais recentes, teremos grandes mudanças na economia, depois das reformas esperadas, e a pressão
...