Caíram as fronteiras e os mercados
Resenha: Caíram as fronteiras e os mercados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatimerelles • 16/4/2013 • Resenha • 899 Palavras (4 Páginas) • 574 Visualizações
Caíram as fronteiras e os mercados ficaram sem limites. A globalização está mudando radicalmente a postura das empresas, banindo a acomodação e exigindo uma revisão de estratégias e de posicionamento.As organizações estão tendo que trabalhar mais enxutas, terceirizando serviços secundários, fazendo um controle de custos mais eficiente e investindo onde realmente é necessário, a fim de atingir produtividade adequada.
DIAGNÓSTICO DE UM AMBIENTE DE TRABALHO:
- Com que importância criatividade e inovação estão contempladas nas definições estratégicas da organização? O clima da organização está preparado para geração de ideias?
- Como poder ser avaliado o número de inovações produzindo e implantando nos últimos 12 meses?
- Com que frequência à organização realiza exercícios periódicos de criação de ideias no sentido de resolver problemas ou identificar oportunidades?
- Sua organização possui um sistema para processamento e gestão de ideias?
- Existe um sistema de premiação pela geração de ideias e inovação na organização?
- Os coordenadores e supervisores mostram-se efetivamente comprometidos com o processo da criatividade da organização?
- Os coordenadores, supervisores e funcionários estão suficientemente comprometidos com os processos de criatividade na organização?
QUALQUER UM PODE CRIAR: É SÓ...!
-Ter alguns atributos individuais ligados á postura criativa / inovadora:
- Flexibilidade para mudar e aceitar o novo.
- Capacidade para suspender temporariamente o juízo crítico.
- Tolerância consigo mesmo e com os outros (sintonia intra e interpessoal).
- Capacidade para se auto-motivar e curtir o que se faz.
- Disciplina e determinação na consecução de metas.
- Ser comunicativo (ter desenvoltura ,utilização de códigos verbais e não verbais)
- Ser descontraído e ter senso de humor
- Tolerância e incertezas.
“INGREDIENTES” DAS ORGANIZAÇÕES
- Propósito
- Divisão do Trabalho
- Coordenação
-PROPÓSITO: As organizações são grupos de pessoas que perseguem propósitos coletivos, não importa se impostos ou aceitos voluntariamente.
-DIVISÃO DE TRABALHO:Numa organização, cada pessoa e cada grupo têm um papel específico que converge para realização da missão,é a divisão do trabalho que permite superar as limitações individuais.
-COORDENAÇÃO: funciona por três mecanismos principais:
- Hierarquia
- Comunicação
- Planejamento
-MOTIVAÇÃO:Sabemos que a insatisfação e um estado natural do ser humano. Ele fica satisfeito momentaneamente retornando sempre ao seu estado natural que é a insatisfação,ao conviver com um grupo de pessoas que têm suas necessidades básicas atendidas, desfrutará do estado de satisfação com mais frequência e o grupo ficará com elevado moral.
-PLANO DE AÇÃO: é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. É momento importante para a entidade pensar sobre a sua missão identificar relacionar com atividades prioritárias para o ano em exercício, tendo em vista os resultados esperados.
Em relação ao movimento mapeado, a prioridade está centralizada em ações que garantam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Um bom Plano de Ação deve deixar claro tudo o que deverá ser feito, como e quando, para o cumprimento de seus objetivos e metas, quando a sua execução envolver mais de uma pessoa, deve esclarecer quem será o responsável por cada ação, para evitar possíveis dúvidas, deve ainda esclarecer, os porquês da realização de cada ação e onde serão feitas.
Para atingir um objetivo, uma meta, precisamos agir - realizar uma ou várias ações. Até “não fazer nada” pode ser uma ação necessária para atingir um objetivo, exceto nos casos
...