Centros de Custos
Artigo: Centros de Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiaeco • 20/11/2013 • Artigo • 290 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
Centros de Custos
Centros de custos, o que é isso? Bem, é a menor fração de atividade ou área
de responsabilidade para a qual é feita a acumulação de custos. É a unidade
de controle em que debitamos exatamente os custos ocorridos num
determinado período, espécie por espécie, facilitando assim a alocação dos
custos nos respectivos centros consumidores.
Para que possa ser caracterizado como tal, um Centro de Custos deve ter:
a) Uma estrutura de custos homogênea;
b) Estar concentrado num único local;
c) Oferecer condições de coleta de dados de custos.
A departamentalização se faz necessária sempre que encontramos dificuldades na apropriação dos custos indiretos. Eis as principais razões que atrapalham a apropriação dos custos indiretos aos produtos e que recomendam, portanto, inicialmente, sua departamentalização:
a) Produção de diferentes produtos e em diferentes quantidades;
b) Fluxos operacionais diferentes para vários produtos;
c) Participação diferenciada dos vários produtos na utilização dos custos de cada setor.
2.2.1 Classificação dos Centros de Custos
Como já vimos anteriormente, os Centros de Custos podem coincidir com Departamentos, mas em alguns casos um departamento pode conter vários centros de custos, como um centro de custo pode ser formado por mais de um departamento. É recomendável que atividades com custos diferentes sejam executadas por centros de custos diferentes, mesmo que elas sejam realizadas por um departamento em comum. Os centros de custo classificam-se em produtivos e administrativos e, eventualmente, em auxiliares.
1) Centros de Custo Produtivo
São aqueles setores da empresa onde se processa a fabricação dos produtos, divididos por cada departamento ou processo. Exemplo: corte, costura e acabamento na indústria de confecção.
Em empresas de médio e grande porte costuma-se subdividir ainda mais algumas seções produtivas de modo a separar em vários centros de custo as máquinas ou atividades que devam ter diferentes custos hora/máquina ou hora/homem, ainda que sejam executadas operações idênticas.
...