Centro De Custo
Pesquisas Acadêmicas: Centro De Custo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaynahenkemaier • 17/11/2013 • 622 Palavras (3 Páginas) • 436 Visualizações
CENTRO DE CUSTOS.
Um centro de custo pode ser definido como um centro de responsabilidade no qual o gestor não tem controle sobre as receitas, mas é capaz de controlar os gastos. Os custeamentos dos produtos, notamos que os custos são primeiramente alocados e apropriados aos departamentos de serviços e aos departamentos de produção, sendo assim os custos dos departamentos de serviços são apropriados aos departamentos de produção e finalmente os níveis de custos indiretos são computados para que estes sejam absorvidos no custo dos produtos.
Desde que o departamento de produção seja o ponto principal para o qual o processo de acumulação de custos converge, estes departamentos são chamados de centros de custo. Dai podemos distinguir um centro de despesa de um centro de custo. Um centro de despesa é um departamento onde os gastos incorrem. Um centro de custo é um departamento de produção no qual os custos dos produtos são acumulados. Sabe se que um pré-requisito para um sistema eficaz de contabilidade por responsabilidade é estabelecer uma estrutura organizacional que defina o relacionamento formal que interliga os diferentes papeis dos executivos na organização. Níveis de responsabilidade devem ser delimitados para os chefes de seção, os gerentes de departamento, os gestores das áreas e assim por diante ate os níveis de direção.
Um aspecto importante de um programa de planejamento e controle abrangente é um sistema de avaliação de desempenho real e programado para cada centro de responsabilidade da empresa.
Os relatórios fornecem um meio de instituir a contabilidade por responsabilidade, que é um método de controle de custos no qual o custo do centro de responsabilidade é identificado com cada gestor que possui autoridade e responsabilidade sobre este centro.
Os orçamentos por responsabilidade manipulam somente os custos pelos quais cada gestor é responsável, e o desempenho do gestor é avaliado pelo sucesso alcançado na gestão de sua própria área de responsabilidade. Sendo que é muito importante fazer uma distinção entre os custos que estão sob o controle de um gestor em particular, daqueles que estão sob a responsabilidade de outro gestor.
Por exemplo, um chefe de seção de montagem deve ser responsável pela quantidade de mão de obra direta (MOD) usada, mas ele não sera certamente responsável pela taxa de salários que é paga a estes trabalhadores. Isto é determinado por acordos coletivos que estão fora de sua esfera de influencia.
Quando se avalia o desempenho gerencial sob o sistema de contabilidade por responsabilidade, o gestor não pode ser responsável por custos que estão fora de seu controle.
Assim uma interferência que pode ser tirada do diagrama é que quanto mais alto alguém sobre na pirâmide do controle, maior é a proporção dos custos totais sob seu controle: no nível da diretoria todos os custos são, por definição, controláveis a medida que a direção é responsável ultima por todos os custos.
Existem visões conflitantes a respeito da utilidade de incluir ou nãos os custos não controláveis nos relatórios de desempenho.
Se eles forem incluídos, os gestores serão informados sobre os custos que afetam seu departamento; além disso, habilitam-se os gestores de departamento
...