Chiavenato
Tese: Chiavenato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sil04 • 14/11/2014 • Tese • 800 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
Presidente do Instituto Chiavenato e conselheiro do CRA/SP, Idalberto Chiavenato é reconhecido e prestigiado pela excelência de seus trabalhos em Administração e em Recursos Humanos, não só pela sua produção e contribuição literária, mas principalmente pela influência na definição e aplicação de modernos e inovadores conceitos administrativos aplicados às organizações bem-sucedidas. É um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos.
Doutor e Mestre em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie.
Publicou 17 livros sobre Administração e Recursos Humanos traduzidos para a língua espanhola. Recebeu vários prêmios e distinções (como dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades estrangeiras) pela sua contribuição à Administração Geral e de Recursos Humanos.
Resumo Informativo dos Capítulos
O elemento essencial na busca pela excelência empresarial em plena era do conhecimento é o elemento humano. A sobrevivência das empresas está diretamente relacionada ao elemento humano e suas habilidades e características. Numa época repleta de mudanças, incertezas, restrições, problemas, ameaças e dificuldades, numa época de globalização, desenvolvimento tecnológico, os valores humanos é que são capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso das organizações modernas.
No atual contexto das empresas as pessoas passam de problema para solução, deixam de ser o desafio tradicional para tornar-se a vantagem competitiva, ao invés de recurso organizacional mais importante, tornam-se o parceiro principal do negócio. Com isso houve crescente importância do capital intelectual como riqueza organizacional e fez com que a empresa mais valiosa do mundo fosse a que seus funcionários fossem capazes de agregar aos seus negócios.
O presente livro busca apresentar dicas sobre Planejamento, Recrutamento e Seleção Pessoal. O autor defende que atrair e agregar talentos significa não somente pensar nas atividades presentes e operações da empresa, mas principalmente no seu futuro e destino.
A provisão de recursos humanos é o primeiro dos subsistemas de RH e constitui a porta de entrada das pessoas na organização, pois é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. A organização é um sistema aberto no qual ingressam diversos recursos e do qual saem produtos e o ambiente organizacional é fundamental para conhecer a provisão de RH, pois se trata de um subsistema periférico com ampla interface com o ambiente externo. Especificamente para o RH interessa o fato de que os recursos humanos ingressam e saem do sistema criando uma dinâmica particular.
Estruturado com base na abordagem sistêmica em detrimento aos tradicionais enfoques funcionalistas, o autor incorpora à obra os mais avançados conceitos da área de RH, bem como apresenta modelos decorrentes dos conceitos alinhados à realidade brasileira. As pessoas que estão ingressando hoje na empresa poderão ser mais adiante, os futuros
...