Ciência E Pesquisa
Ensaios: Ciência E Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristian.almeida • 9/10/2014 • 1.558 Palavras (7 Páginas) • 202 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: Tecnologia em Gestão Financeira
Professor: Valdir Luiz Schwengber
Nome do aluno: Cristian Nascimento Almeida
Data: 29/ 03 /2012
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1 A partir do estudo sobre tipos de conhecimentos, contemplados no livro didático, leia com atenção o texto abaixo e elabore uma redação, de no mínimo 20 linhas, identificando quais conhecimentos relacionam-se com o texto abaixo. No desenvolvimento da resposta aponte e comente duas características de cada conhecimento identificado. (3,0 pontos)
R- O pensar cotidiano analisa criticamente a realidade, sendo esta uma característica do conhecimento científico que tenta através de explicações sistemáticas fornece provas a respeito de algum assunto. Já, o pensar cotidianamente, apresenta características do conhecimento popular ou senso comum, uma vez que, provem do viver e aprender, da experiência de vida.
A análise critica da realidade identifica-se com o Conhecimento científico, já que o “Pensar no cotidiano”, surge da necessidade de encontrar soluções para os problemas de ordem prática do dia-a-dia, mostra de forma sistemática e que possa ser testada e criticada através de provas empíricas, prendendo-se aos fatos. Além de pautar-se da racionalidade, pela experiência e pela verificação das coisas, na maioria das vezes mostrando-se por meio de demonstrações e experimentos.
Ajustar-se acriticamente a sociedade, “Pensar cotidianamente”, consiste na ação pela reação, onde as ideias não precisam ser comprovadas pelo estudo ou pela pesquisa. Não só, muitas coisas nos ajudam em nosso dia-a-dia, como esse conjunto de crenças e opiniões resolvem problemas cotidianos como conhecimentos transmitidos por nossos pais e avós, por exemplo o uso do chá caseiro e ervas medicinais, quem nunca usou? e teve uma imediata solução. Portanto, trata-se de um conhecimento sensitivo e aparente, porque se apega aos fatos e não a sua essência.
Enfim, notamos a diferença desses dois conhecimentos tendo o conhecimento científico surgido da necessidade de encontrar soluções de ordem prática da vida diária e comprová-los e o conhecimento de senso comum resolvendo os problemas cotidianos de forma prática, rápida, mas sem qualquer comprovação técnica ou científica.
2. Os estudos sobre os tipos de conhecimento, consistem em identificar as diferenças que existem de acordo com as características de cada um, percebendo a realidade a partir de ângulos diferentes. Diante disso, analise as palavras abaixo e indique o nível de conhecimento com que mais se aproximam. Justifique sua resposta com, mínimo 6 linhas, procurando relacionar o significado de cada palavra com o tipo de conhecimento indicado. (2,0 pontos)
R- A credulidade e a praticidade, estão relacionadas com o Conhecimento Popular ou Senso Comum, visto que credulidade significa ingenuidade, facilidade em acreditação, e praticidade significa algo rápido, fácil e cômodo. Portanto, se identifica com o Conhecimento popular ou senso comum, que caracteriza-se por soluções imediatas ( vivenciais), elaboradas de formas espontâneas e instintivas. Usando na maioria das vezes a intuição e a tradição, dispensa a razão em muitas ocasiões fazendo com que as pessoas acreditem em soluções caseiras, tradicionais e imediatas, usadas por sábios e pela experiência de pessoas mais vívidas.
A sistematização significa o ato de resolver problemas e objetivação é a transformação de algo subjetivo em algo objetivo, então, estão relacionados ao Conhecimento Científico, já que esse conhecimento tenta encontrar soluções para os problemas diários, e o desejo de fornecer explicações sistemáticas que podem ser testadas e criticadas através de provas empíricas.
3 A Ciência surge como conhecimento racional e sistemático no século XVII, com características específicas. Então, com base nos estudos sobre esse conteúdo, contemplado no livro didático, leia com atenção o exemplo abaixo e escreva duas características, predominantes no texto, que são consideradas características da Ciência, justificando-as: (2,0 pontos)
A busca pelo corpo definido.
Os anabolizantes, ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Apesar de serem utilizados no tratamento de algumas doenças, os anabolizantes são utilizados em grande quantidade por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física. De forma perigosa e exagerada, algumas pessoas utilizam os anabolizantes em grande quantidade e ainda em associação a outros hormônios para obter o resultado desejado mais rápido, o que pode provocar inúmeros efeitos colaterais indesejados. Dentre eles podemos citar: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento do colesterol maléfico à saúde, problemas cardíacos, crescimento de pêlos, engrossamento da voz, distúrbios testiculares e menstruais, entre outros. Existem alguns efeitos provocados por tal droga que não são revertidos, pois as chances de reversão dependem do comprometimento de cada organismo. Os anabolizantes podem ser encontrados a partir do estrógeno (hormônio feminino produzido pelos ovários), andrógeno (hormônio masculino produzido pelos testículos) e cortisona (hormônio de ambos os sexos). São encontrados em forma de cremes, supositórios, cápsulas e injetáveis. São bastante utilizados por atletas que buscam a força física e a melhor resistência do organismo, mas tais substâncias são proibidas em desportos. Quando um atleta
...