Competências básicas dos negociadores
Seminário: Competências básicas dos negociadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARCIOVMARINHO • 20/5/2014 • Seminário • 418 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
As habilidades essenciais dos negociadores
Ser um bom ouvinte
Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você estar aberto a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser de valia no processo. Na medida em que você ouve atentamente e sem interrupções habilita-se para decodificar a mensagem do outro lado e obter informações que poderão ser úteis ao processo.
Planejar
Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Muitas vezes é necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento, etc.
Portanto, deve-se ir a uma reunião de negociação com todo o dever de casa realizado. Isto lhe dará muita segurança no processo de negociação.
Visar a satisfação
Negociação é uma estrada de mão dupla. Tanto um quanto o outro negociador deverão estar legitimamente comprometidos na busca de um resultado altamente satisfatório. Mas, não terá sido negociação de fato se somente um lado alcançar seus objetivos e o outro ficar com a sensação de perda ou frustração. Por isto, é preciso visar à satisfação do processo como um todo e lutar para obter o máximo possível. O outro lado certamente fará o mesmo e aí se tem um resultado otimizado para ambos os lados, com satisfação de todos e sem frustrações de ambas as partes.
Ser ético
No ambiente em que se viver a todo o momento surgem arranhões à ética: na política, na justiça e nos negócios. A realidade mostra que agir eticamente nas negociações traz inúmeras vantagens. A maior delas tem a ver com quem está negociando, agindo com correção e exigindo respeito torna-se conhecido como um negociador confiável com o qual se podem travar os mais duros embates na certeza de lisura e resultados concretos.
Fonte (João Paulo Oliveira Lucena, estudante da 8ª fase do curso de bacharelado em Administração, universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Separar as pessoas dos problemas: questões pessoais devem ser separadas dos problemas de negócios, já que não são alvo das negociações. As emoções e sentimentos envolvidos no processo de negociação devem ser contornado através da busca continua de satisfação dos objetivos e interesses.
Comunicar-se: na negociação está habilidade torna-se imprescindível a medida que ajuda no prosseguimento correto do processo e no atingimento do melhor acordo. É através da comunicação que os negociadores vão se conhecer, colocar seus interesses, detectar o comportamento dos envolvidos, identificar informações importantes confirmar acordos realizados e efetivar relacionamentos futuros.
Saber falar e ouvir: todo processo de comunicação
...