Comportamento Do Consumidor
Casos: Comportamento Do Consumidor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThiAug • 23/3/2015 • 348 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
O comportamento do consumidor do setor farmacêutico diante da demanda não atendida
Antecipar tendências do comportamento do cliente pode propiciar às empresas mais chances de prosperar no mercado, inicialmente perceber primeiro uma necessidade de mercado pode ser o primeiro a trabalhar para satisfazê-la, criando um mercado que canalize a necessidade melhorando, sobretudo, a imagem da empresa ao antecipar as tendências.
Para que isso aconteça de forma eficiente, é necessário um estudo detalhado sobre o que espera o consumidor (necessidades e desejo, valores de mercado, comportamento). Analisando a cadeia de suprimentos entre fornecedores, empresa, clientes finais e intermediários (distribuidores, atacadistas, varejistas) observa-se que para uma empresa atingir sua meta deve sempre colocar como prioridade nesse estudo o cliente final, que é por sua vez a chave do lucro, pois é dependendo do cliente final que acontecem todas as intermediações para satisfazê-lo.
Para entender melhor a decisão de uma compra são designados papéis desempenhados pelas pessoas: iniciador (fornece a ideia do produto), influenciador (conselhos e opiniões, influenciam a decisão), decisor (o individuo que toma a decisão ou parte dela sobre a compra), o comprador ( efetua a compra) e por fim o usuário (a pessoa que consome ou utiliza o produto ou serviço).Todos esses papéis buscam as influencias na tomada de decisão que fundamentam as necessidades e os desejos que giram em torno dos benefícios e os custos obtidos onde se os dois forem atingidos, isso proporcionará a recompra do usuário.
No caso da drogaria foi efetuado um questionário logo após a compra do produto, onde os clientes da pesquisa haviam frequentado a drogaria mais de uma vez. O objetivo era relacionar a fidelidade do cliente com o produto, onde dados apontaram que 68% dos clientes não trocariam seus produtos que estão acostumados a comprar por outro equivalente, sendo apontada que para isso as variáveis sociodemográficas (sexo, idade, escolaridade, renda familiar e frequência da compra na drogaria) não existem relação, apontado que um atendimento diferenciado para o cliente não mudaria a decisão da compra, sendo assim traçado um perfil de estoque que satisfaça o cliente na procura de seus produtos na drogaria.
...