Comportamento Organizacional - ATPS
Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional - ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipeprado123 • 20/5/2014 • 2.262 Palavras (10 Páginas) • 452 Visualizações
Etapa 3
Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?
Alba, Anita, Léa e Éder tomam conta e trabalham com o banho e tosa.
Rui, Leila e Eliane tomam conta e trabalham na venda do pet.
Como são os agrupamentos formais e informais?
Formais são:
Alba, Anita, Léa e Éder tomam conta e trabalham com o banho e tosa.
Rui, Leila e Eliane tomam contam e trabalham na venda do pet.
Esse grupo é formado pelo fato de trabalharem juntos, dentro do mesmo espaço físico.
Informais são:
Rui é um colega informal de todos do Pet mesmo não tendo voz ativa sobre os colaboradores, a vendedora Leila é amiga informal também de Anita, Alba também se tornou uma colega informal dos demais colaboradores do banho e tosa.
Esse grupo é formado por que não trabalham juntos, mas criaram uma amizade fora do seu grupo formal.
Quais os conflitos mais comuns?
Os conflitos no banho e tosa é que Éder se vangloria muito do seu trabalho (seu talento), o conflito em geral no Pet Glamour é que Alba culpa João pela queda do faturamento, já João reclama que Alba não o ajuda na administração do Pet, e os funcionários do banho e tosa usa os produtos sem que Rui (gerente) esteja a par e seja informado pelos demais, gerando assim uma falta de controle dos estoques.
Tabela de Grupo Formal
GRUPO FORMAL COMPONENTES CONFLITOS
Banho e tosa
Alba, Anita, Léa e Éder Pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem aviso ao gerente (Rui) e Éder se vangloria muito do seu trabalho (talento).
Pet
Rui, Leila e Eliane Rui não tem voz ativa com seus colaboradores que resulta nos atrasos e atestados médicos de Leila e Eliane.
ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE (EDE)
Grau de confiança recíproca 2
Comunicações 1
Grau de apoio recíproco 3
Objetivos da equipe 3
Tratamento dos conflitos dentro da equipe 3
Utilização das habilidades dos membros 4
Método de controle 2
Ambiente organizacional 5
Concluímos que a Pet Glamour existe uma grande deficiência na formação dos grupos formais dentro do mesmo. Assim definimos quais são cada grupo e assim compreender que existe certa falta de confiança, a comunicação praticamente entre eles não funciona, o apoio recíproco é mínimo, eles quase não se ajudam. O controle dentro do Pet é feito pelos próprios colaboradores, fazendo assim com que a função do gerente se torne inútil.
A equipe do grupo formal do Banho e Tosa, existem certos conflitos a serem resolvidos, entre os mais comuns estão, a falta de apoio de Alba ao seu irmão João, fazendo com que João fique sobrecarregado da administração do Pet Glamour. Dentro dos grupos formais também existe uma serie de conflitos, entre eles estão: Eder que se acha mais competente que suas colegas de trabalho, as colaboradoras Anita e Léa que passam por cima da autoridade do gerente Rui, fazendo o que bem entendem. As colaboradoras do banho e tosa acabou adquirindo certa amizade com Alba pelo fato dela permitir que elas façam o que quiserem dentro do banho e tosa, e que a partir dai gerou o conflito com Rui que não fica a par de nada do que acontece dentro do banho e tosa conseqüência da falta de liderança de Alba junto à sua equipe.
Dentro da equipe de vendas tem certo conflito gerado pela falta, atestados e atrasos de algumas colaboradoras. O gerente não consegue assim formar uma boa equipe entre o banho e tosa e vendas, pela sua falta de liderança não consegue resolver os conflitos e a desmotivação dos colaboradores. Neste caso João e sua irmã Alba não conseguem perceber que Rui não consegue administrar a gerencia, ate mesmo pelos conflitos entre João e Alba, eles acabam não percebendo que Rui poderia ser um bom gerente se fosse bem treinado e se fosse um bom líder. Porque na liderança o líder consegue formar uma boa equipe demonstrando seu comprometimento, caminhando junto dos demais colaboradores e não impondo ordens, e sim se juntando a eles para fazerem um bom trabalho em equipe.
Esse é a diferença entre líder e chefe, um bom líder faz parte das equipes não havendo imposição de ordens e sim dividindo com os demais membros cada tarefa. Quando se trabalha em equipe formada por um bom líder as tarefas fluem e tudo se torna mais produtivo. O relacionamento melhora, e os conflitos são resolvidos mais rapidamente.
Etapa 4
Relatório
Concluímos Que os gestores estão desmotivados por causa últimos acontecimentos do Pet Glamour.
Alba não está se sentindo realizada com seu próprio negócio e está preocupada com a queda do faturamento da empresa, ao ponto de dizer que seu sócio (irmão) não está fazendo um bom trabalho, e por causa disso acaba discutindo e ofendo-o. Porém umas das motivações para Alba seria o aumento do faturamento.
João se sente sobrecarregado porque Alba não se interessa pela parte burocrática da organização, ela diz que não quer misturar sua equipe de banho e tosa com os outros departamentos. João também não está realizado com seu negócio, pois sabe que as pessoas cometem erros e que não são resolvidos pela gerencia por falta de comunicação. Uma motivação para ele seria a colaboração de sua sócia (irmã).
Rui está desmotivado, pois os funcionários utilizam dos produtos sem comunicá-lo, sendo que ele é responsável por parte do faturamento da empresa. Para ele uma motivação seria se os funcionários valorizassem o seu posto e a equipe gestora reconhecesse seu trabalho e lhe dessem mais condições.
Enfim para inovar e continuar crescendo, cada um precisa do seu jeito, analisar onde é preciso melhorar.
1- Descrever e explicar
...