Comunicação Empresarial
Dissertações: Comunicação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jannyphe • 30/9/2014 • 935 Palavras (4 Páginas) • 368 Visualizações
PIM 1 – ESTRATÉGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – Objetivo: Como funciona o processo de comunicação na empresa Laury Cabeleireiros.
A comunicação empresarial é uma área relativamente jovem nas organizações, porém é cada vez maior a sua importância para o desenvolvimento do negócio. Sendo assim, as empresas estão começando a dar um maior valor à comunicação como estratégia de gestão organizacional. Este processo tem por objetivo transmitir ao seu público interno (funcionários, gestores, proprietários) a ideia de que todos estão envolvidos no desenvolvimento da empresa, criando um clima de parceria e confiança. Enquanto para o seu público externo a ideia de que a empresa está aberta a opiniões e sugestões a fim de melhorar seus produtos e serviços, a fim de satisfazê-los.
“A comunicação interna e a comunicação externa são os tipos de ações mais importantes na estratégia da empresa. Podem ser exercidas simultaneamente ou paralelamente, esteja à empresa dedicada a indústria, ao comércio ou ao serviço.”
“A comunicação interna é a que se verifica entre a empresa e o seu pessoal. Comunicação externa é aquela que abrange consumidores, clientes, fornecedores, acionistas e o público amplamente afetado por jornal, revista, rádio, televisão, agência de notícias, etc.”
Bahia (1995, p. 15)
O objetivo do presente trabalho é estudar, analisar e propor melhorias no processo de comunicação da empresa Laury Cabeleireiros. Sendo que, o foco será dado à comunicação feita através da Rádio Laury.
A preocupação com a comunicação empresarial surgiu no final dos anos 70, pois o mercado mostrava-se cada vez mais competitivo e seletivo. Sendo assim, fez-se necessário um sistema de comunicação rápido e eficiente que tornasse possível a transformação da informação de maneira eficaz, resultando em uma melhor tomada de decisão na empresa. Dentro deste contexto, a tecnologia da informação foi de fundamental importância para a comunicação nas organizações, já que possibilitou a criação de sistemas próprios com banco de dados que pode ser acessado a qualquer tempo e de qualquer lugar, ou seja, informação em tempo real. Contudo, a alimentação desse banco de dados depende dos colaboradores da organização. Voltamos então ao princípio! Estudaremos o processo de comunicação de maneira mais detalhada.
A comunicação é um processo, portanto possui elementos e etapas; e funciona como um sistema aberto, uma vez que depende de fatores sociológicos e antropológicos. Expressando-se tanto pela fala e escrita (linguagem verbal), quanto por cheiro, gestos, olhares, expressões faciais, desenhos, gráficos, entre outras formas (linguagem não-verbal). Segundo Torquato (1986, p. 17), ela desempenha uma função-meio, influenciando na produtividade, portanto, na economia da organização. A comunicação faz com que a empresa funcione como um todo, dando-lhe vida, viabilizando seu processo burocrático, através da comunicação entre as suas partes, funcionando como núcleo.
“A comunicação é um sistema aberto, semelhante à empresa. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos – fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor, ingredientes que vitalizam o processo.”
“Preferimos identificar nos elementos que formam o processo comunicacional os condicionantes sociológicos e antropológicos que envolvem as fontes, os codificadores, os decodificadores, os receptores. São estes fatores que estão à disposição das organizações para o ordenamento e o cumprimento de metas e objetivos.”
Torquato (1986, p. 15)
Pode-se inferir a partir de Torquato, que o alcance das metas e objetivos da empresa estão ligados a eficiência do processo de comunicação, sendo fundamental para o seu êxito. Porém, na maioria das vezes a estratégia não se materializa porque é mal comunicada, dificultando sua compreensão e pondo a perder, talvez, um projeto inteiro ou muito dinheiro envolvido no negócio.
A comunicação é relevante para as organizações, pois ativa as pessoas, motivando-as e fazendo com que elas abracem e pratiquem a estratégia da empresa. Entretanto, para que isto ocorra,
...