Consolidação Das Demonstração Financeiras
Dissertações: Consolidação Das Demonstração Financeiras. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LEITAO • 20/3/2014 • 586 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
Consolidação das Demonstrações Financeiras
* Consolidamos os resultados das seguintes empresas: Scania Latin América, Consórcio, Suvesa e Codema.
* A Scania representa a sociedade de comando e as demais representam as subsidiárias.
Objetivo da Consolidação
* O objetivo principal de uma Demonstração Financeira Consolidada é obter um “retrato do corpo inteiro” de uma entidade, recomendando-se que sejam fornecidos esclarecimentos sobre as controladas consolidadas, a natureza de suas operações e elementos para tornar possível a identificação da procedência dos principais saldos.
Práticas Contábeis
* As empresas do grupo devem utilizar a mesma conta para contabilização de saldos de mesma natureza.
* Tanto a SLA, quanto as suas controladas devem atentar para a devida utilização das mesmas práticas contábeis que servirão de base para elaboração da Demonstração Financeira Consolidada.
Uniformidade de Apresentação
* As bases de apresentação e classificação de itens nas demonstrações financeiras devem ser mantidas de um período para outro, a menos que:
* - Devido a uma mudança importante na natureza das operações da entidade, uma revisão dessas bases de apresentação resulte em uma apresentação mais apropriada das transações ou outros eventos;
* - Uma mudança na apresentação seja exigida por outra norma ou interpretação.
Novas terminologias
* Algumas terminologias são novas em nossas Demonstrações Financeiras, o termo “partes relacionadas” CPC- 05, foi criado para registro das operações entre as companhias do mesmo grupo e poderão ser objeto de “eliminação e ajustes” no momento da consolidação.
Eliminações e Ajustes na Consolidação
* Todos os saldos existentes entre empresas do grupo (partes relacionadas) deverão ser eliminados na preparação da Demonstração Financeira Consolidada.
* Na consolidação de 2013 fomos surpreendidos com operações entre Codema e Suvesa (caso Dersa).
* outras” ou “diversas
* Ajuste a Valor Presente – (CPC 12)
* Todos os ativos e passivos de longo prazo (não circulante), ou os de curto prazo (circulante), porém, com efeito relevante, devem ser atualizados por AVP (ajuste a valor presente).
* Em 2008 tivemos AVP do CIAP além de termos analisado nossos contas a receber e a pagar (LP) com maior ênfase nos grupos especiais de consórcio.
* Redução valor recuperável de ativos – CPC 01
Impairmants
* Verificar a existência de algum ativo registrado contabilmente por um valor superior àquele passível de recuperação pelo uso ou pela venda.
* - Aplicação anual de testes de recuperabilidade.
* - Avaliar se há indicativo de desvalorização de ativos.
...