Consumo Online
Por: graceshelly • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.962 Palavras (8 Páginas) • 295 Visualizações
Consumo e consumidores online
Exercício em aula
O computador por nós escolhido foi o computador HP Pavilion 15-p200np com o preço de 799.99 € tanto na fnac como na worten, no entanto não é encontrado na pixmania. Na fnac está disponível apenas para compra online, no entanto na worten está disponível tanto na loja física como online.
- A loja online que escolheríamos seria a Fnac.pt pois é possível encontrar facilmente a secção de computadores portáteis sem recorrer à pesquisa, bem como filtrar pelo preço e polegadas pretendidos o que não acontece nos outros websites. Apresenta primariamente uma informação mais reduzida apenas com a informação e características técnicas essenciais, sendo que é possível ver mais informações sobre o produto ao clicarmos em ”ver todas as características”.
A diversidade de marcas não foi um factor decisivo para a escolha do site da fnac sobre os outros, pois todos eles apresentam uma elevada oferta de computadores portáteis. Contudo todos os sites tem uma navegação eficiente e eficaz, sendo que todos os aspectos visuais permitem uma navegação intuitiva e rápida pois são necessários 2/3 cliques em todos os sites, sendo que é um processo sequencial
- Os três websites exigem o registo no website para se concluir o processo de compra. Apenas podemos constatar que na worten existe a possibilidade de envio do portátil tanto para casa como para loja, no entanto só saberemos os valores de tal após o registo. No site da fnac, é possível que o portátil seja enviado para a loja e para casa (serviço ctt expresso em 48 horas) sem qualquer custo para aderentes do cartão fnac, sendo que esta informação está destacada no site da fnac, apesar de que para concluir o processo de compra é necessário o registo no site. A pixmania, apesar de não ter o modelo de computador por nós escolhido, a entrega é feita em 4 dias com portes gratuitos para a loja, ou com o preço de 10€ para casa do comprador. Assim sendo a loja por nós escolhida seria a fnac pelas razões supra citadas.
- As dificuldades que nos deparámos foram não encontrar o mesmo modelo de computador nos três websites, pois a pixmania só apresenta a versão espanhola e tem menos modelos que os outros websites, pelo que o descartámos. No site da worten e da pixmania não há a possibilidade de filtrar por polegadas, pelo que temos que estar a ver computador a computador para encontrarmos as polegadas pretendidas, o que não é muito eficaz, sendo apenas possível filtrar por preço.
- De todos os sites só a worten é que reduz a percepção de risco pois todas as suas páginas possuem um cadeado e todas elas possuem um selo de garantia de segurança. O facto de o link estar a verde, mostra não só um protocolo de segurança mais elevado, com uma identidade confirmada, tendo também o cadeado que o demonstra. Por sua vez a fnac e a pixmania só após o registo no site é que a ligação se torna segura com o https e em nenhum momento apresentam um selo de segurança.
No entanto, apesar de o site da fnac ter a sua identidade confirmada com um certificado e sendo possível aceder à informação deste e da transparência, logo abaixo destes aparece algo que não deixa o consumidor seguro “ A sua ligação secure. Fnac.pt está encriptada como criptografia obsoleta. No entanto, esta página inclui outros recursos que não são seguros e que podem ser vistos por outros utilizadores em trânsito e modificados por um utilizador mal intencionado, com o intuito de alterar o aspecto da página”.
Todos os sites possuem uma politica de privacidade que assegura a segurança dos dados, sendo que a pixmania para além de referir dados de informação abordada, refere também os dados de transacções, enquanto que a fnac e a worten não especificam a relação de segurança em relação aos pagamentos todos referem a possibilidade de os consumidores rectificarem ou até mesmo cancelarem o fornecimento de informação mas a worten refere que fornece os dados a terceiros, não falando em pedir autorização para tal.
O site da worten e da fnac referem os meios de pagamento mais comuns e seguros como visa, mastercard, paypal e multibanco (preferível por muitos consumidores por não ser um pagamento online), o que é uma segurança para o utilizador, reduzindo a sua percepção de risco. Tal não acontece no site da pixmania pois não há qualquer referêcia destacada sobre os métodos de pagamento.
A fnac apresenta um serviço de satisfação ou devolução pois se o consumidor não ficar satisfeito, pode efectuar a devolução em qualquer uma das nossas lojas Fnac de Portugal no prazo de 30 dias. Tal informação está destacada no página inicial, o que é também uma segurança para o consumidor, pois caso tenha algum problema como o produto pode confortavelmente trocá-lo.
A worten também tem uma política de devolução, no entanto não é tão destacada e implica o preenchimento de um formulário online e tem apenas 14 dias para proceder à troca.
A pixmania por sua vez não tem destacada na sua página inicial a sua política de devolução, sendo que é necessário procurar por ela e quando a encontramos, dentro de um outro separador, o processo é muito mais complicado pois implica o preenchimento de um vale de devolução e o envio do produto para frança.
Todos os websites permitem que os utilizadores partilham a sua opinião e experiência com os produtos, apesar de no caso do produto que seleccionámos nenhum dos sites tinha qualquer comentário.
- Todos os sites apresentam as três características dos mecanismos de atenção: simplificar, organizar, destacar. Os mecanismos que nos suscitam atenção no site da pixmania são a barra de navegação ser simples e estar no sítio esperado, destaca a promoção, tem um bom contraste de cores, no entanto não tem movimento/videos e a homepage encontra-se organizada por secções divididas por espaços em branco.
A fnac tem também a barra de navegação no sitio esperado, em cima, é branca e apesar de não ter uma cor que se contraste com o fundo, os seus contornos a preto fazem com que esta seja fácil de identificar, possui movimento num separador com vários produtos que se vão alterando, mas apesar disso a homepage possui muita informação pois é necessário andar muito para baixo para ver a totalidade da homepage, o que não a torna simples e não foca a atenção para um só destaque, bem como o facto de existirem muitas cores utilizadas também dificulta essa tarefa.
...