Contabilidade Qualificação e interesse
Tese: Contabilidade Qualificação e interesse. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudiaHelena01 • 12/8/2014 • Tese • 284 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
1- Qual a diferença entre bens tangíveis e bens intangíveis? (0,5 pt)
Bens, no sentido geral, são todas as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas ou empresas. Podem ser classificados em:
Bens tangíveis, também chamados de bens corpóreos e bens materiais: tem existência física, bens concretos, que podem ser tocados, são palpáveis, e classificam-se em:
a. bens numerários: dinheiro;
b. bens de venda: estoque de mercadorias, estoque de matérias-primas, estoque de produtos em fabricação, estoque de produtos acabados;
c. bens de uso: imóveis, terrenos, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos, computadores, instalações;
d. bens de renda: imóveis para aluguel.
Bens intangíveis, também chamados de bens incorpóreos e bens imateriais: não são palpáveis, não podem ser tocados,não possuem existência física, não constituem uma realidade física como por exemplo: capital intelectual, marcas, direitos autorais, patentes de invenção (documento pelo qual o Estado garante a pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção), franquias, copyrights e softwares.
2- O que você entende por direitos a receber? (0,5 pt)
Em Contabilidade, entende-se por Direito ou Direito a receber, o poder de exigir alguma coisa, ou ainda, valores de propriedade da empresa em posse de terceiros. São os recursos que a empresa tem a receber e que gerarão benefícios presentes ou futuros. É o poder de exigir alguma coisa.
Pode ser, por exemplo, o valor que uma empresa receberá decorrente de uma venda a prazo. O comprador já levou a mercadoria, porém ainda não pagou, então a empresa tem o direito de receber o valor correspondente. Fazem parte do ATIVO (patrimônio bruto).
São exemplos de direitos: valores a receber, títulos a receber, contas a receber, aluguéis a receber, promissórias a receber, duplicatas a receber (ou clientes), aplicações financeiras, adiantamentos a empregados, adiantamentos a fornecedores, ações, etc.
...