TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controles de Variáveis em Marketing

Trabalho acadêmico: Controles de Variáveis em Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.848 Palavras (20 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 20

Controles de Variáveis em Marketing

Por Rafael Mauricio Menshhein

02/03/2007

Com as inúmeras possibilidades existentes no mercado, cabe a organização conhecer e controlar os ambientes em que está inserida, seja o ambiente interno ou externo, evitando surpresas que possam deixar sua fatia de mercado menor.

As variáveis internas são facilmente controladas, utilizando-se da matriz SWOT a empresa têm em mãos os pontos que pode controlar, que, caso seja necessário, necessitem alterações ou revisões para aperfeiçoamento.

Constantemente as organizações preocupam-se com seus concorrentes, consumidores, fornecedores, ou seja, o mercado, deixando de lado a observação daquilo que ocorre dentro de si e perdendo oportunidades de melhorar continuamente.

Todas as organizações devem utilizar ferramentas para apontar seus pontos fortes e fracos, mesmo que para muitos a empresa não possua pontos fracos, o que é um problema sério, tendo em vista que a concorrência estuda constantemente as organizações para descobrir brechas e oportunidades.

Como todas as empresas optam por ressaltar somente os pontos positivos ao mercado, acabam deixando-se levar pelos sentimento de invencibilidade ou que os concorrentes são incapazes de alcançar seu nível.

Mesmo com o controle das variáveis internas, pontos fortes e fracos, ainda existem vairáveis que a empresa não controla por completo, mas pode posicionar-se muito melhor ao conhecer o que está acontecendo fora de suas paredes.

Para que as oportunidades e ameaças sejam conhecidas, devem ser elaborados estudos constantes, uma boa Pesquisa pode auxiliar, entender as tendências que os dados apontam e transformá-los em informações úteis à organização.

Uma empresa pode ter um conhecimento mais aprofundado do mercado quando está disposta a estudar e conhecer mais profundamente a si e aos concorrentes, mesmo que o porte das organizações não seja o mesmo.

É fundamental que a empresa conheça variáveis como:

A matéria-prima usada;

Os colaboradores e sua importância para a organização;

O capital intelectual dos colaboradores;

Os objetivos da empresa;

Como melhorar o atendimento;

Atender perfeitamente o consumidor;

A evolução tecnológica que pode suplantar a organização no futuro;

Concorrentes;

Perfil do consumidor;

Políticas do governo que interferem na empresa;

Empresas mundiais;

Oportunidades observadas em pesquisas.

Cada empresa têm um composto de variáveis que devem ser avaliadas, muitas vezes um concorrente pode não estar situado no mesmo setor, por isso é importante que todas as pesquisas de mercado sejam feitas corretamente.

A melhor forma de controlar as variáveis é conhecer suas causas e efeitos, quando internas são mais fáceis de observar, por outro lado deve-se transformar a variável externa em uma variável controlável, conhecendo-a e compreendendo que ações devem ser realizadas para que ela se torne um fator positivo e traga melhoria contínua à empresa.

Os desafios em transformar o que é externo a organização em algo controlável são muitos, mas devem ser trazidos para a realidade organizacional e serem notadas antes da concorrência, para que a sua empresa obtenha uma vantagem no mercado, especialmente porque os estudos voltados para o mercado devem ser constantes.

Quando as empresas compreenderem que há oportunidade de controlar uma variável externa, poderão melhorar seu desempenho e atuar de forma mais consistente no mercado, atendendo os desejos e necessidades do consumidor.

Falar de mudança dentro de algumas organizações é um hábito já implantado na cultura organizacional, com uma percepção de que adquirir conhecimento permite dar novos passos, buscar novas soluções e produtos realmente diferenciados da concorrência.

Mas a mudança é vista por muitos como um terreno desconhecido, talvez porque falte uma pesquisa sobre o assunto em questão, talvez por imaginarem que mudar não é necessário.

É fato que as pessoas tendem a resistir um pouco a qualquer mudança, seja na sua vida, em sua própria casa ou na empresa, e não são todas as mudanças que podem ser traumáticas, mas a forma como serão implantadas é que faz com que cada um tenha uma reação em defender o ambiente como está.

Também é interessante perceber que se alguém tende a impor uma mudança ela não será bem aceita, não pela mudança em si, mas é necessário ter um planejamento para implantar uma mudança na organização, para que as pessoas se acostumem com a idéia, que recebam todas as informações necessárias sobre as alterações e que participem realmente do processo.

Então é possível reduzir o impacto de uma mudança, que em certas empresas é uma forma de se esquecer das pessoas, mas que em outras é a mudança que dará mais valor a cada um dos talentos humanos.

Talvez a maior resistência das pessoas esteja ligada diretamente à sua maneira de lidar com tudo, é bem provável que a organização esteja, para muitas pessoas, muito distante da mudança, mas é possível unir as duas coisas, ter organização pode levar a encontrar mais facilmente o que se procura, e também não há uma necessidade de mudar tudo a todo momento, mas em um processo gradual.

Você pode iniciar uma mudança leve em sua própria casa, como mudar o local de leitura diário, o que poderá tornar-se um hábito, pois há dias em que é necessário observar um mesmo assunto de outro ângulo.

Só não há uma necessidade de mudar de forma radical tudo o que vê pela frente, principalmente porque antes de correr todos tiveram que aprender a se equilibrar e andar, o que demonstra o planejamento que o corpo exige para se adaptar às novas situações, e também funciona assim com a mente, pois uma leve mudança no início faz com que as pessoas achem que estão esquecendo.

Mas se mudar algo do ambiente que o cerca for difícil, é evidente que a mudança deve ser na própria pessoa, e que pode ser mais fácil de controlar, pois você tem total controle sobre a forma de pensar, agir e ganhará mais conhecimento sobre si.

Só que dentro das organizações o tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com