Crescimento E Como Surgiu A Comida Congelada
Monografias: Crescimento E Como Surgiu A Comida Congelada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JuliaRodrigues • 29/9/2013 • 622 Palavras (3 Páginas) • 758 Visualizações
Crescimento e como surgiu ?
A tradicional e emotiva imagem da dona de casa com a “barriga” na beira do fogão cozinhando pra toda a família é presente apenas em nossa memória nos dias de hoje. O Mundo mudou na velocidade dos avanços tecnológicos, e assim nossos hábitos alimentares também mudaram, ou melhor, foram substituídos. O gostinho de comida caseira da mamãe foi trocado pelo macarrão instantâneo e pela lasanha industrial congelada, e assim como o surgimento de um novo comportamento familiar, surgiu um novo e milionário mercado alimentar, o da Praticidade.
Não é de hoje que os produtos congelados e pré-prontos fazem parte de nosso “cardápio”, no inicio dos anos 2000 estes alimentos surgiram como uma alternativa rentável pra tirar a mamãe da cozinha no final de semana, ou mesmo pra uma refeição rápida pra quem mora sozinho e não tinha muitas habilidades gastronômicas. Porém, atualmente, os produtos congelados se tornaram parte integrante da alimentação no Mundo, conquistando lugar cativo na mesa do consumidor. Um dos principais motivos pra essa verdadeira revolução alimentar foi a entrada cada vez mais forte das mulheres no mercado de trabalho, com o objetivo de elevar a renda familiar e melhorar a qualidade de vida. Como elas passavam boa parte do dia fora do lar, faltava tempo para a produção de pratos mais elaborados para o jantar, por exemplo. Além disso, o cansaço do dia a dia e o stress decorrente do trabalho influenciavam diretamente a convivência com a família, que encontrou nos produtos congelados uma forma de manter a mamãe por mais tempo junto com a família e longe dos cansativos afazeres domésticos.
Atualmente as empresas investem cada vez mais na produção de alimentos que levem aquele gostinho de comida caseira pra dentro lar, ainda que esta venha congelada dentro de uma caixa. As marcas têm apostado em pratos do gosto popular, exóticos, diferenciados e até pra paladares mais requintados, tudo isso em busca de oferecer uma diversidade alimentícia que conquiste o consumidor e garanta o lugar na sua mesa.
O crescimento da alimentação dentro do lar realizada por meio de produtos congelados, e fora do lar realizado através de restaurantes mostra que a falta de tempo impôs a sociedade uma mudança de comportamento alimentar no dia a dia. Este cenário só reforça a posição de que a alimentação de qualidade se tornou algo menos primordial para boa parte da população, fazendo com que a alimentação “ideal” seja agora algo rápido e barato, tornando a refeição nem sempre saudável.
Os reflexos destes novos hábitos alimentares podem ser vistos nos relatórios de saúde que são divulgados regularmente pelos governos ao redor do Planeta. Ano após ano tem se elevado os índices de obesidade na população mundial, principalmente entre as crianças, apresentando um cenário preocupante para as futuras gerações de adultos. A falta de qualidade nutritiva depositada nos alimentos que a maioria da população tem consumido é o principal vilão deste cenário assustador que a população mundial se encontra atualmente. Infelizmente, esta situação não parece ter uma mudança radical nos próximos anos, visto que a cada dia aumenta a demanda do consumidor por produtos e serviços que facilitem seu dia a dia dentro e fora do lar, representando um ganho
...