TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criacao E Viabilidade De Projetos

Trabalho Universitário: Criacao E Viabilidade De Projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

“QUAIS SÃO AS NOVE ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GESTÃO DE PROJETOS, E QUAL DELAS EM MINHA OPINIÃO É A MAIS IMPORTANTE?”

A gestão de projetos tem como um de seus maiores disseminadores o PMI, Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos), o qual produziu o PMBOK, Project Management Body of Knowledge (Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos).

Neste podemos encontrar a definição de vários conceitos em gerenciamento de projetos, bem como um conjunto de nove áreas de conhecimentos, reconhecido como de boa prática e aplicável à maioria dos projetos. Essas áreas do conhecimento agrupam o conteúdo dos processos de gerenciamento de projetos, as quais explanaremos a seguir.

1- INTEGRAÇÃO: A gerência da integração se apresenta como o epicentro de todo o projeto, de todo o sistema, pois através desta coordena-se todos os processos, integrando-os e garantindo o bom funcionamento, em conjunto, de todos estes, visando alcançar o objetivo proposto àquele projeto. Através deste que se faz o monitoramento e controle diário do trabalho do projeto, é a orquestração.

2- ESCOPO: Nessa área busca-se definir um conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças. A gerência do escopo deve definir as atividades que devem ser executadas, bem como os produtos que serão provenientes do projeto, o que é totalmente diferente de falarmos em escopo do produto, o qual define os recursos do produto em criação. Por fim, visa garantir que o projeto inclua todo o trabalho exigido, tão-somente, completando-o com sucesso.

3- TEMPO: Gerir tempo trata-se de programar a execução, desenvolver um cronograma, seqüenciar as atividades, estabelecer prazos e custos, sempre visando reduzi-los, e por conseqüência, evitando desperdícios. Além de todo o exposto, também é neste onde é feito o controle desse cronograma.

4- CUSTOS: Essa área elabora, estima, projeta os custos do projeto, e através desse orçamento é que os custos reais incidentes ao longo do projeto serão controlados para não ocorrerem “estouros”.

5- QUALIDADE: Aqui falamos em gerenciar a qualidade do produto, bem como do projeto, visando descrever os processos necessários para garantir que o projeto e produto satisfaçam as necessidades pelas quais foram propostos. O PMBOK estabelece que os principais processos de gerência da qualidade são o planejamento da qualidade (de acordo com os padrões relevantes para o projeto), realizar a garantia da qualidade e realizar (assegurar que o projeto utilizará todos os processos necessários para atender os padrões requeridos) e realizar o controle de qualidade (monitorar os resultados específicos).

6- RECURSOS HUMANOS: Consiste desde o planejamento do pessoal necessário e contratação até a elaboração de processos para fazer uso efetivo das pessoas envolvidas, criar um organograma, documentar funções e responsabilidades, integrar todo esse pessoal otimizando os esforços, motivá-las e, principalmente, gerenciá-las, com direção e liderança.

7- COMUNICAÇÕES: A gerência de comunicação envolve a elaboração e planejamento de como as informações do projeto serão rapidamente e adequadamente geradas, armazenadas e disseminadas. É através desta que todos entenderão os objetivos do projeto, decisões decorrentes dele, serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com