Crises Cambiais: Dolarização
Resenha: Crises Cambiais: Dolarização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: crebi • 4/7/2013 • Resenha • 264 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Crises Cambiais: Dolarização
A dolarização é a medida mais extrema adotado por um país que abandona sua própria moeda para fazer uso de uma moeda estrangeira mais estável e desenvolvida. O nome dolarização foi criado em função do dólar utilizado nos Estados Unidos da América, mas a conversão de qualquer moeda estrangeira estável, por exemplo: o euro europeu, o iene japonês ou o marco alemão, é também denominada dolarização.
No mercado econômico mundial, é de conhecimento de todos a existência de dois tipos de dolarização, a completa e a não-oficial.
A dolarização completa ocorre quando um governo passa a usar uma moeda estrangeira em todas as suas transações, inclusive contas bancárias públicas e privadas são convertidas para a mesma moeda.
A dolarização não-oficial também conhecida como substituição monetária, é muito mais comum que a dolarização completa, pois é utilizada principalmente por países emergentes, ocorre quando sua moeda local fica muito dependente do dólar.
Desvantagens
Com a dolarização o pais passa a ser mais estável, mas também passa a se mais vulnerável às constantes mudanças na valorização do dólar ou moeda estrangeira utilizada. Isso ocorre porque todo pais dolarizado não tem controle de sua política monetária, pois fica a mercê do banco central daquele país cuja moeda esta em uso.
Vantagens
A mais importante vantagem da dolarização é com certeza a estabilidade econômica, pois o pais consegue controlar a inflação alta. E também acaba com o risco de desvalorização do preço do petróleo no mercado internacional e não influencia nas taxas de cambio, o que leva a perda da taxa de cambio como uma ferramenta política.
...