DEFINIÇÕES DE NEGÓCIOS
Projeto de pesquisa: DEFINIÇÕES DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ninabel • 19/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.812 Palavras (12 Páginas) • 188 Visualizações
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO
PROFESSOR:
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------------01
DEFINIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO-------------------------------------------------------02
ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO-----------------------------03
A EMPRESA – SUMÁRIO EXECUTIVO----------------------------------------------------------06
PLANO DE NEGÓCIO---------------------------------------------------------------------------------06
EXECUÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO-----------------------------------------------------------07
SOCIOS---------------------------------------------------------------------------------------------------08
ANALISE DE MERCADO-----------------------------------------------------------------------------09
PLANO DE MARKETING----------------------------------------------------------------------------10
PLANO FINANCEIRO---------------------------------------------------------------------------------11
COMPROMETIMENTO DO EMPREENDEDOR COM O NEGOCIO------------------------12
CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------------------13
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS----------------------------------------------------------------14
Introdução
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de se criar um plano de negócio. Como e onde deve ser o procedimento para se abrir uma empresa, quais os investimentos e custos que teremos, quais as dificuldades encontradas e riscos que o negócio pode apresentar. Na definição do empreendedor mostramos como é seu perfil, de onde se origina e com anda o papel do Brasil na contribuição desse tema. Em geral quais são as etapas necessárias para criar (abrir) um novo negócio, quais as dificuldades e o que é preciso saber. Também apresentaremos o conceito de um plano de negocio como dever ser elaborado e o que contem. Vamos entender com executar o plano de negócio, entender sua metodologia e como levantar os recursos necessários.
DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
A palavra empreendedorismo foi usada pela primeira vez por Joseph Schumpeter em 1950 definindo uma pessoa com criatividade e com capacidade de inovação.
Sua origem vem do Frances “entrepreneur” que quer dizer contratante, porem foi usado para descrever aquelas pessoas que estimulam o progresso econômico.
Podemos dizer que empreendedor é aquele que procura criar algo novo ou inovar algo que já exista, podemos dizer também que não existem os pequenos e grandes empreendedores, ao se falar de uma pequena empresa essa pode se tornar grande pelo simples fatos do seu produto ter sido apreciado pelas massas.
Definimos que empreendedorismo e a maquina do poder econômico e social do pais. No Brasil, o empreendedorismo tem se tornado presente a cada dia estudos promovido pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor) tem mostrado que jovens entre 18 aos 24 anos são os que mais encaram esse desafio. Esses jovens vêm à oportunidade de recém formados e com dificuldades de ingressarem no mercado de trabalho ganharem salários que podem vir a ser de R$ 3.000,00 a 5.000,00 com a abertura de um negócio próprio. Ao enfrentar um novo negócio nos deparamos os tributos que podem levar sua margem de lucros para baixo, portanto podemos citar o que diz Lucas Leonardo no texto “Empreendedorismo no Brasil – Análise histórica” que a melhor solução para esta questão “é criar produtos de alto valor agregado ao invés de ficar lutando para ser o mais barato”. E temos no país aqueles empreendedores que acumularam ao longo de sua vida um fundo de aposentadoria e que querem investir em algo, esses representam os brasileiros que tem um nível escolar maior e estão prontos a enfrentar novos desafios, voltadas a prestação de serviços e especializados ao consumidor e serviços técnicos especializados. Assim temos novos empreendedores brasileiros cada vez mais ousados dispostos a encararem novos desafios com conhecimento que enfrentam a concorrência e assumem riscos financeiros.
ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO
Quando pensamos em abrir um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande porte, a primeira e mais importante coisa, que precisamos fazer é, “Planejar o negócio”, ou seja, precisamos planejar suas ações e traçar a estratégia da empresa a ser criada. O mesmo deve ser feito para empresas em crescimento. Já sabemos que na grande maioria das empresas (micro e pequeno porte) são obrigadas a fechar as portas já nos primeiros anos de existência. Esses índices chegam a até 70% ou mais. Mas isso não acontece só no Brasil, os Estados Unidos também tem os mesmo índices ou aproximados aos 70%, sendo eles também preocupantes. O futuro da empresa depende dos cuidados de seu dono. O perfil e o talento do futuro empresário são fundamentais para o sucesso do negócio. Ter um espírito criativo e pesquisador é uma das qualidades fundamentais de um empreendedor. Mais que isso, é essencial planejar.
Muitos empreendedores, quando perguntados a respeito da concorrência, procuram logo dizer que os seus produtos ou serviços são únicos, sem similares no mercado e, portanto, não possuem concorrentes. Esse é um dos erros clássicos mais comumente praticados pelos empreendedores iniciantes e até pelos mais experientes. Um bom roteiro
...