DESCRIÇÃO DOS INVESTIMENTOS PREVISTOS
Projeto de pesquisa: DESCRIÇÃO DOS INVESTIMENTOS PREVISTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arvo • 1/6/2014 • Projeto de pesquisa • 2.470 Palavras (10 Páginas) • 251 Visualizações
INTRODUÇÃO
A equipe elaborará um Projeto de Investimento em um negócio, no qual será analisada a viabilidade econômica por meio dos critérios estudados na disciplina (TIR, VPL e Payback), apontando os aspectos favoráveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestões de aperfeiçoamento das práticas.
A análise de investimento, assim como, as formas e ferramentas utilizadas com esse propósito, embora existam diversas técnicas para a análise de investimento, a ter-se a as mais difundidas na bibliografia específica e mais utilizadas pelos gestores financeiros.
Em uma operação financeira de Investimento ou Financiamento, existem várias situações que interferem na nossa decisão sobre a escolha de uma dentre as várias possíveis alternativas. Em geral, temos o conhecimento da Taxa de Mercado, também conhecida como a Taxa de Atratividade do Mercado e desejamos saber a taxa real de juros da operação, para poder tomar uma decisão.
Diante de tantas informações, este trabalho terá por objetivo a pesquisa sobre a avaliação de projetos e negócios empresariais, às necessidades das empresas, e a Elaboração de análise de um Projeto de Investimento.
ETAPA 1 - DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO.
INVESTIMENTOS:
Investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.
Em finanças, investimento se refere à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis), caracterizando o investimento financeiro.
Um investimento contempla três variáveis:
O rendimento esperado (quanto se espera ganhar),
O risco aceitado (que probabilidade há de obter o rendimento esperado) e
O horizonte temporal (quando se irão obter lucros).
Um investimento, em termos económicos, é capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Esta aplicação supõe uma escolha que resigna um benefício imediato por um futuro e, em geral, improvável.
TIPOS DE INVESTIMENTOS
FUNDO DE INVESTIMENTO - é uma poupança aplicada, em que qualquer pessoa, física ou jurídica pode realizar, porém sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimentos.
CADERNETA DE POUPANÇA - Classificada por conservador, a caderneta de poupança é muito conhecida, principalmente por poder ser feita por qualquer cidadão.
CÂMBIO - Investir em câmbio significa comprar moedas estrangeiras, como o Dólar, Euro ou Libra, por exemplo. Na compra de uma moeda o investidor espera que esta tenha uma valorização em relação à moeda corrente, o Real, e assim vendê-la por um valor acima do valor de compra. Mas a compra de moeda também poderá ter outras finalidades, como viagens para o exterior onde a mesma será usada ou para investimento de longo prazo.
OURO - É um investimento reconhecidamente como seguro e pode ser feito através dos bancos.
CDB E RDB - O CDB-Certificado de Depósitos Bancários, é o mesmo que financiar um valor para o banco, em que ao final do prazo estabelecido o banco pagará o valor que foi emprestado acrescido de juros, ou seja, receberá o dinheiro investido mais um lucro do tempo passado. E o RDB-Recibo de Depósitos Bancários funciona da mesma forma, a diferença é que não há a opção de negociar após ter fechado o acordo.
TÍTULOS OS PÚBLICOS - Este tipo de investimento criado pelo governo federal com o intuito de financiar as atividades do governo.
CLUBES DE INVESTIMENTOS- São pessoas jurídicas e tem um gestor responsável pelo clube e a administração dos recursos do mesmo.
AÇÕES - são ativos de empresas com capital aberto ou S.A Sociedade Anônima, que são negociados em bolsas de valores, em outras palavras podemos dizer que ações são pedaços ou partes das empresas que são vendidas na bolsa de valores.
TIPO DE NÉGOCIO
Segundo o pensamento de SERGIO DE OLIVEIRA:
O comerciante valoriza uma nova abordagem que aumenta as vendas. A prova de fogo para uma ideia inovadora é a sua aceitação por aqueles que irão fazer uso deste produto ou serviço, quanto maior for o desejo despertado maior serão as chances de sucesso.
Diante de pesquisas levantadas, resolvemos trabalhar na área de estabelecimento comercial, ou seja, entramos em acordo que nosso negocio será um comércio de chocolates, mais especificamente brigadeiros.
DEFINIÇÃO DO PRODUTO
Diante da extensão do mercado, está cada dia mais difícil entrar no mercado com um produto inexistente ou inovador, mas pensamos de forma com que agrademos e superássemos a expectativa de nosso publico alvo ou consumidor “VIP” de nossos produtos.
Desta forma, o produto que nossa empresa irá comercializar, serão brigadeiros, em comércio que fornecerá aos clientes consumidores brigadeiros de diversos sabores, e, além disso, como inovação, teremos algumas receitas em especiais diet e que ameniza o cansaço e extress do dia-a-dia.
ETAPA 2 - ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE
Quando se pensa em um novo investimento, a principal intenção é de que esse projeto modifique, de forma positiva, os fluxos de caixa da empresa hoje e no futuro.
Para avaliar uma proposta de investimento, devem-se analisar essas alterações e decidir se elas acrescentam valor à empresa ou não. Nessa análise, a primeira etapa a seguir é definir quais fluxos de caixa são relevantes e quais são irrelevantes.
Um fluxo de caixa relevante para um projeto é uma alteração do fluxo de caixa da empresa toda, que resulta da decisão de fazer um investimento. Esses fluxos são definidos em termos de alterações, ou incrementos do fluxo de caixa existentes na empresa e são denominados fluxos de caixa incrementais.
Um fluxo de caixa RELEVANTE em um projeto é aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que está vinculado à questão
...