DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS I
Trabalho Universitário: DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 21/4/2014 • 1.681 Palavras (7 Páginas) • 226 Visualizações
UNIFACS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ERISON FIGUEIRÊDO FERNANDES
FRANCISCO ANTONIO GOMES FIGUEREDO
DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS I
Camaçari
2014
ERISON FIGUEIRÊDO FERNANDES
FRANCISCO ANTONIO GOMES FIGUEREDO
DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS I
Camaçari
2014
QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL
QUESTÃO 01
De acordo com GOUVEIA (2011, apud KOTLER, 2008), "concorrente direto é aquele que oferece um produto ou serviço semelhante ao do plano de marketing (como por exemplo, livrarias x bibliotecas). Concorrente indireto é aquele que supre as necessidades do público-alvo ofertando algo diferente que desvia o interesse do indivíduo (como por exemplo, biblioteca x televisão)".
a) Explique por que é importante CONHECER A CONCORRÊNCIA e qual é A RELAÇÃO entre PLANEJAMENTO e a IDENTIFICAÇÃO DOS CONCORRENTES.
Conhecer a concorrência é fundamental para ter sucesso em todos os mercados, mas é principalmente naqueles mercados bastante competitivos que fica claro que a falta de planejamento pode provocar o achatamento das margens de rentabilidade e até mesmo a diminuição na quantidade de clientes. Por isso é necessário o reconhecimentos de todos os concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos para não permitir que a concorrência consiga trazer ao cliente uma oferta de valor mais adequado do que a sua.
Para elaborar um planejamento eficiente é preciso analisar seus pontos fortes e fracos e os dos concorrentes lembrando-se de considerar as principais variáveis que norteiam o jogo mercadológico da concorrência exemplificado por Porter (1979) como o poder de barganha dos clientes, a ameaça de novos entrantes, o poder de barganha dos fornecedores e a ameaça de produtos substitutos. Questões como o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade nos pontos de venda e a imagem do produto perante os consumidores também são fundamentais, pois para a conquista dos clientes é necessário medir aspectos como localização, estrutura física, atendimento, facilidades nas condições de pagamento e mais.
É baseando-se no resultado dessa análise geral da concorrência que podemos elaborar um planejamento estratégico mais eficiente, com o objetivo de criar ou ampliar os diferenciais competitivos para aumentar a participação da empresa no mercado.
QUESTÃO 02
a) Apresente as INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES sobre DUAS destas três etapas de um PLANO DE NEGÓCIOS:
(1) Identificação da oportunidade de negócio;
(2) Pesquisa de mercado; e
(3) Viabilidade.
Por sua natureza precursora, a identificação da oportunidade de negócio é o primeiro passo para se decidir se essa oportunidade deve ou não ser aproveitada. Segundo Andrade (2011), existem seis dicas de como identificar oportunidades de negócio, abaixo resumo os quatro principais:
• Procure por necessidades -> saiba do que as pessoas se queixam no dia-a-dia delas.
• Encontre deficiências -> verifique se é possível realizar uma melhoria em um negócio que já se tenha experiência e que o consumidor valorize.
• Crie negócio a partir de um Hobbie -> desta forma fica mais divertido empreender e é mais provável que se consiga criar um produto ou serviço que satisfaça o gosto do cliente.
• Imite o sucesso dos outros -> Desta forma se reduz um pouco o risco do negócio, mas é preciso introduzir melhorias para se diferenciar.
Antes de agir o empreendedor deve ser cauteloso, pois precisa analisar e considerar sua experiência e habilidades no ramo que se pretende ingressar com um novo produto ou serviço. Tal desafio requer capacitação, inovação, planejamento, pesquisa e contatos, pois deverá ser levado em conta se existe ou não demanda suficiente desse produto ou serviço, ou se existe uma oferta que não atende essa demanda. Sem essa análise o empreendedor corre o sério risco de perder todo o dinheiro investido.
É com o objetivo de reduzir o risco da abertura de um novo negócio que se recomenda a realização de uma pesquisa de mercado, pois ela é uma ferramenta importante que o empreendedor pode contar para obter informações valiosas acerca do mercado em que atua ou pretende atuar. Para uma pesquisa coerente é necessário abranger todos os agentes atuantes no mercado como: as empresas, o governo e os consumidores. É baseado nessa pesquisa que conseguimos visualizar o cenário econômico que atuamos ou pretendemos atuar.
Para uma maior precisão é necessário primeiramente definir o público alvo e começar por uma pesquisa básica de informações de caráter público como o IBGE, o SEBRAE, a Imprensa dentre outros, para só então definir o tipo de pesquisa que será realizada, o tamanho da amostra e como ela será realizada. O ideal é sempre explicar o motivo da realização da pesquisa e elaborar sempre questões claras e específicas usando uma linguagem fácil para o entrevistado.
A partir dos dados coletados e apresentados no relatório final da pesquisa, o empreendedor poderá determinar ações que beneficiem o seu negócio o auxiliem na construção de um diferencial competitivo.
b) EXPLIQUE qual a importância da elaboração do PLANO DE NEGÓCIOS para aumentar a competitividade de uma organização.
O plano de negócios é uma ferramenta estratégica utilizada para nortear o processo de implantação de um negócio ou melhoria de um negócio já existente, ele favorece para uma melhor identificação de potenciais parceiros e auxilia no desenvolvimento de objetivos e metas.
Empresas que elaboram um plano de negócios tem maior facilidade na obtenção de recursos em instituições financeiras e ao desenvolvê-lo o empreendedor já sai ganhando por poder analisar e identificar melhor os rumos da empresa. Diante do exposto, fica claro que o plano de negócios é um instrumento indispensável para abrir novos empreendimentos e avaliar a situação de empresas em funcionamento. Além de ser utilizado para prever riscos e estimar se a empresa terá condições de competitividade ou não, a sua elaboração por si só não garante o sucesso do negócio, mas com certeza gera um diferencial entre concorrentes devido o uso do referido instrumento, pois o empreendedor que não o elabora ou põe em prática, corre o risco de não se manter em atividade no mercado em longo prazo.
Com o nítido acirramento da competição global em todas as áreas existentes, tornou-se indispensável para o êxito das organizações diferenciarem-se da concorrência e para que isso aconteça é necessária à busca constante pela inovação, reconhecimento da capacidade financeira, flexibilidade nas decisões e compreensão do mercado. É nesse ponto que o plano de negócios ganha destaque entre as ferramentas capazes de contribuir para o êxito, pois permite ao empreendedor analisar o ambiente em que está inserido e todos os aspectos competitivos do ramo, aumentando sua capacidade de tomar decisões acertadas seja na área estratégica, tática ou operacional, tendo como objetivo alcançar o sonhado diferencial competitivo que o fará aumentar a sua participação no mercado e consequentemente o lucro e a sobrevivência.
QUESTÃO 03
a) Apresente o CONCEITO de um autor para AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
Avaliação de Desempenho é definida por Chiavenato (1999) como um processo que mede o desempenho do funcionário. A Avaliação do desempenho é a identificação, mensuração e administração do desempenho humano nas organizações. Para ele devemos ter em mente que a avaliação de desempenho deve estar sempre focada nos resultados, desempenho e acompanhamento dos colaboradores, pois toda empresa só consegue atingir o sucesso através do seu capital humano.
b) ESCOLHA um dos métodos mais empregados para Avaliação de Desempenho (1 - Avaliação por resultados / 2 – Comparação / 3 - Importância dos indicadores / 4 - Avaliação de competências / 5 - Gráficos) e apresente as INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES sobre o método escolhido por você.
A comparação consiste em usar como parâmetro uma atividade desenvolvida em um definido período de tempo para avaliar se essa mesma atividade está sendo desenvolvida com os mesmos resultados em outros períodos de tempo. Assim pode-se identificar se os resultados correspondem às expectativas ou caso contrário, definir possíveis mudanças para atingir ou superar o parâmetro estabelecido. Esse método pode ser utilizado para analisar produtos, serviços, pessoas ou até mesmo empresas.
Explique por que a AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO é importante para:
(i) Para a EMPRESA
A avaliação de desempenho é importante para a empresa porque corrobora para o diagnóstico dos perfis profissionais que atuam na organização, identificando habilidades potencializadas e necessidades de melhoria de cada um. A empresa pode utilizar essa análise situacional para rever o seu plano de desenvolvimento de acordo com suas demandas específicas, tomar decisões referentes à gestão de pessoas, avaliando o nível de desenvolvimento dos profissionais, estabelecendo bonificações, aumento de salário, promoções ou desligamentos, redefinindo desta forma a estrutura organizacional.
(ii) Para o FUNCIONÁRIO
Para o funcionário, a avaliação de desempenho é importante porque ele conscientiza-se acerca de sua atuação profissional a fim de buscar melhorias em seu desempenho, potencializando seus pontos fortes e minimizando seus pontos fracos. O funcionário pode usar a avaliação de desempenho como ferramenta facilitadora de oportunidades profissionais que possam atender suas expectativas de carreira
QUESTÃO 04
a) Apresente o CONCEITO de 01 autor para COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL e COMPETITIVIDADE.
Segundo Chiavenato (1999, p. 304), “Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas”.
Segundo Porter (1993) “A competitividade é a habilidade ou talento resultantes de conhecimentos adquiridos capazes de criar e sustentar um desempenho superior ao desenvolvido pela concorrência”.
b) Explique qual é a RELAÇÃO ENTRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL e COMPETITIVIDADE.
A dinâmica de funcionamento do ambiente organizacional interfere na atuação competitiva da empresa tornando necessárias reformulações na gestão dos colaboradores com o intuito de promover melhorias de desempenho e satisfação que possam gerar diferenciais competitivos.
Dessa forma é importante articular o comportamento organizacional, por meio de posturas de cooperação e confiança entre os envolvidos e valorização profissional para que todos se sintam motivados a lograr os resultados esperados e criar condições de competitividade diante dos concorrentes.
A gestão deve motivar que os colaboradores concentrem-se na competitividade com as empresas concorrentes e não entre si ou seus setores, pois tal disputa interna pode tornar-se negativa para o desempenho organizacional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
DIAS, Reinaldo. Cultura Organizacional. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.
GOMES, Isabela Motta. Manual Como Elaborar uma Pesquisa de Mercado. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005.
PORTER, Michael. A vantagem competitiva das nações. Campus. Rio de Janeiro, 1993.
UNIFACS – Universidade Salvador, Módulo de Administração. 7º semestre – Desenvolvimento de Negócios l.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS
ANDRADE, Lucas Silva. 6 formas para identificar oportunidades de negócio. Disponível em: <http://menteempreendedora.blogspot.com.br/2011/04/6-formas-para-identificar-oportunidades.html>. Acesso em 25 mar. 2014
GREATTI, Ligia. A Importância do Plano de negócios na Atividade Empreendedora. Disponível em: <http://www.iceg.pucminas.br/betim/administracao/Material%20did%C3%A1tico/plano%20neg%C3%B3cio%20-%20artigo%2001.pdf>. Acesso em 25 mar. 2014
SEBRAE, SP. Como fazer uma pesquisa de mercado?. Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br/index.php/229-produtos-online/marketing/perguntas-frequentes/9630-como-fazer-uma-pesquisa-de-mercado>. Acesso em 25 mar. 2014
...