DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Por: Gustavobs • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.838 Palavras (8 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
POLO:
1ª SÉRIE
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1- MAPEAMENTO DE PERFIL DE COMPONENTES 4
2- HABILIDADADE DOS NEGOCIANTES 4
3- PONTOS PRINCIPAIS DA NEGOCIAÇÃO 5
4- CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 6
5- RESULTADO DA PROPOSTA 6
6- CONCLUSÃO 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordada a negociação entre a gravadora Visa Records (nome fictício), e a Associação dos Moradores da cidade de Americana SP, onde entrarão em reunião, para discutirem a instalação da Gravadora no bairro do Jardim Bôer, que por ser um bairro novo necessita de melhorias. O negociador da gravadora Sr.Jorge Andrade, e o porta voz e líder da Associação dos Moradores Sr.Carlos Henrique, querem entrar em um acordo onde ambas as partes negociadas, possam sair beneficiadas, com o novo empreendimento para a cidade e valorização do bairro. Entretanto nessa negociação, deverá ser elaborada uma proposta convincente, para que os moradores do bairro possam sair satisfeitos com a mesma. Algumas das melhorias propostas pela Gravadora serão: iluminação, sinalização, recapagem uma nova saída fácil para a rodovia, entre outras.
- PERFIL DOS OPONENTES
Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro Jardim Bôer.
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora (Visa Records)
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do Negociador – Visa Records Ltda.
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
- HABILIDADADE DOS NEGOCIANTES
Habilidades Essenciais dos negociadores:
- Carlos Henrique: Líder e Defensor da Associação dos Moradores tem um comportamento introvertido e intuitivo, por se tratar de um senhor de idade avançada, querendo assim sua tranquilidade para o resto de sua vida, e por já conhecer bem o bairro tomou a frente da negociação para defender o seu bairro. Em suas reuniões com os moradores, o mesmo defendeu sua ideia, de que a gravadora instalada no bairro não trará benefícios algum para a comunidade, e sim mais barulho e falta de segurança.
- Jorge Andrade: Por ser um funcionário a anos da empresa, seu perfil trata se de um negociador com o Pensamento e Extroversão. Onde tem muitas habilidades em negociações diversificadas pela gravadora, e um vasto conhecimento em conflitos com moradores. Nesse caso ele usara suas habilidades de negociação para também defender a causa de que a vinda da gravadora, para a cidade e o bairro será de grande valia, e os benefícios por ele propostos trará ótimas vantagens e valorização ao bairro, além de beneficiar também a própria gravadora.
- PONTOS PRINCIPAIS DA NEGOCIAÇÃO
Analise e situação: Pelo fato do local ser apropriado para a Gravadora, e já ter sido aprovado pela prefeitura da cidade, a mesma insiste em montar a empresa nesse local, e pelas propostas por ela apresentadas, são amigáveis e querendo o beneficio de ambas as partes, a mesma vem tentando manter os ânimos ate que cheguem a um consenso, e defender que sua causa não trará nenhum maleficio ao bairro e sim benefícios, e que todo padrão exigido pela prefeitura da cidade, será acatado.
Objetivo da Gravadora: Modificar o trânsito com melhoria nas vias de acesso, mais faróis e sinalização, verificar a possibilidade de obras nas rodovias esburacadas. Referente ao barulho a mesma há uma tecnologia de ponta a prova de ruídos e sons, onde própria gravadora os convida a fazer uma visita, para conhecer os corredores das instalações. Na segurança. propusemos a nos prontificar a colocar câmeras e seguranças no local e também vigias a noite na possibilidade de transtornos a comunidade.
- CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
A gravadora trabalha de uma forma bem pratica e objetiva, visando sempre a parte organizacional da empresa, onde e aberta a opiniões dos colaboradores em momentos certos. Com essa nova oportunidade os colaboradores estão cientes de que poderá haver mudanças e remanejamento de funcionários, sabendo então que poderá ser afetado diretamente em sua vida profissional. Porém os colaboradores estão ansiosos para conhecerem a nova sede e cidade da empresa, onde terão bastante trabalho desafio e crescimento, novas pessoas e possibilidades.
...