Definição de empreendedorismo
Projeto de pesquisa: Definição de empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglasurruzola • 15/6/2013 • Projeto de pesquisa • 2.973 Palavras (12 Páginas) • 266 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
PORTO ALEGRE-CENTRO
Porto Alegre/RS
2013
SUMÁRIO
Introdução......................................................................................................... 04
Definição de empreendedorismo...................................................................... 05
Etapas essenciais para se criar um novo negócio............................................ 07
Conceito de Plano de Negócio......................................................................... 09
Sumario Executivo............................................................................................ 10
Analise de Mercado...........................................................................................11
Plano de Marketing............................................................................................12
Plano Financeiro................................................................................................13
Execução do Plano de Negócio .......................................................................15
Considerações Finais................ ...................................................................... 17
Referencias Bibliográficas.................................................................................19
INTRODUÇÃO
O trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se criar um plano de negócio.
Analisando como e onde deve ser o procedimento de se abrir uma empresa, quais os investimentos e custos que teremos, quais as dificuldades encontradas e riscos que o negócio pode apresentar.
Na definição do empreendedor iremos mostrar o perfil, de onde se origina e o seu papel para contribuição para o Pais.
Vamos estudar os pontos necessários para criar (abrir) um novo negocio, quais as dificuldades e o que é preciso saber. Também apresentaremos o conceito de um plano de negocio como dever ser elaborado e o que contem. Vamos entender com executar o plano de negócio, entender sua metodologia e como levantar os recursos necessários.
DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
Esta palavra foi usada pela primeira vez por Joseph Schumpeter em 1950 definindo uma pessoa com criatividade e com capacidade de inovação.
Sua origem vem do Frances “entrepreneur” que quer dizer contratante, porem foi usado para descrever aquela pessoas que estimulam o progresso econômico. Podemos dizer que empreendedor é aquele que procura criar algo novo ou inovar algo que já exista, podemos dizer também que não existem os pequenos e grandes empreendedores, ao se falar de uma pequena empresa essa pode se tornar grande pelo simples fatos do seu produto ter sido apreciado pelas massas. Definimos que empreendedorismo e a maquina do poder econômico e social do pais.
No Brasil, o empreendedorismo tem se tornado presente a cada dia estudos promovido pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor) tem mostrado que jovens entre 18 aos 24 anos são os que mais encaram esse desafio. Esses jovens veem a oportunidade de recém-formados e com dificuldades de ingressarem no mercado de trabalho ganharem salários que podem vir a ser de R$ 3.000,00 a 5.000,00 com a abertura de um negócio próprio.
Ao enfrentar um novo negócio nos deparamos os tributos que podem levar sua margem de lucros para baixo portanto podemos citar o que diz Lucas Leonardo no texto “Empreendedorismo
Análise histórica” que a melhor solução para esta questão “é criar produtos de alto valor agregado ao invés de ficar lutando para ser o mais barato”.
E temos no país aqueles empreendedores que acumularam ao longo de sua vida um fundo de aposentadoria e que querem investir em algo, esses representam os brasileiros que tem um nível escolar maior e estão prontos a enfrentar novos desafios, voltadas a prestação de serviços e especializados ao consumidor e serviços técnicos especializados.
Assim temos novos empreendedores brasileiros cada vez mais ousados dispostos a encararem novos desafios com conhecimento que enfrentam a concorrência e assumem riscos financeiros.
Planejamento. Essa é a palavra chave para a sobrevivência das empresas. Não basta somente ter sorte ou dinheiro. Os empreendedores precisam se informar e se capacitar. Ainda estamos atrás, em relação a outros países, no que diz respeito à sobrevivência das empresas, 22% no Brasil fecham nos primeiros dois anos contra 15% nos países mais desenvolvidos.
É preciso capacitar, sim, os novos empreendedores. É preciso ter domínio sobre técnicas de gestão, comportamento de liderança, além de que, é preciso ter afinidade do interessado com o assunto, vocação para o negócio. Para isso, instituições como o SEBRAE, capacitam interessados com cursos rápidos e de custo baixo, e, até cursos à distancia a custo zero, inclusive oferecendo certificados de conclusão.
Alem disso existem outras preocupações que devem ser levadas em conta. Abertas as portas, o empreendedor precisa cuidar das relações de trabalho dentro da empresa. Um conflito mal resolvido pode contaminar o ambiente, pois as pessoas envolvidas podem levar para o lado pessoal, comprometendo o bom andamento. Outra preocupação deve ser a inovação. Pesquisas revelam que 88% dos novos empreendedores não se preocupam com inovação. E isso pode ocorrer por conta de ainda muita coisa em âmbito interno a ser desenvolvido. Outro ponto importante é a visão da internacionalização. É preciso ter uma ter essa visão de abrangência além do país em termos de atuação. A globalização, abertura do mercado, tem atraído investimento externo e outros negócios estão entrando aqui, e o empreendedor brasileiro
...