Demonstrações Financeiras
Tese: Demonstrações Financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianesilveira • 5/4/2014 • Tese • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 238 Visualizações
SETEMBRO – 2011
Relatório da Administração
Não faz parte das demonstrações contábeis propriamente ditas, mas a lei exige a apresentação do relatório, que deve evidenciar os principais fatos administrativos e financeiros ocorridos no período (exercício), os investimentos feitos em outras entidades, a política de distribuição de dividendos, a política de reinvestimento de lucros etc.
Notas Explicativas
As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos e outras demonstrações contábeis necessárias para uma plena avaliação da situação e da evolução patrimonial de uma empresa. As notas devem conter no mínimo a descrição dos critérios de avaliação dos elementos patrimoniais e das práticas contábeis adotadas, dos ajustes dos exercícios anteriores, reavaliações, ônus sobre ativos, detalhamento das dívidas de longo prazo, do capital e dos investimentos relevantes em outras empresas etc.
As Notas explicativas tem por objetivo complementar as demonstrações contábeis mostrando os critérios contábeis utilizados pelas organizações, inclusive a composição do saldo de determinadas contas, os métodos de depreciação e critérios de avaliação dos elementos patrimoniais.!
Parecer dos auditores
No [[Brasil]] a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404 de 15/12/1976, sendo alterada em parte pela Lei nº 11.638 de 28/12/2007), determina que as demonstrações contábeis sejam auditadas por auditores independentes registrados na [[CVM]] (Comissão de Valores Mobiliários). Normas específicas também exigem que as instituições subordinadas ao [[Banco Central do Brasil]], à Superintendência de Seguros Privados e outras também tenham suas demonstrações contábeis auditadas. Em países com economias mais avançadas, onde a auditoria é uma obrigatoriedade para a grande maioria das empresas e entidades, inclusive as governamentais, quando não por lei, por exigência natural da sociedade e da comunidade de negócios; empréstimos, relações comerciais, transações importantes e linhas de crédito, normalmente só são concretizados nestes países, quando acompanhadas de demonstrações contábeis avalizadas por auditores independentes; nos [[EUA]] esta necessidade é ainda maior após o advento da [[SOX]] ([''The Sarbanes-Oxley Act of 2002''] ou ''Sarbanes-Oxley compliance'') e normalmente esta necessidade se reflete em todas filiadas americanas domiciliadas em outros países. Resenha 2 paginas
ATPS - Teoria da Contabilidade
A Contabilidade é uma ferramenta que fornece informações úteis para tomar decisões, a principal finalidade da contabilidade é permitir a ação de informações econômicas e financeiras da entidade, através do planejamento e controle. Com isso, todos aqueles que utilizam a contabilidade são usuários, esses usuários podem ser classificados como internos e externos.
Os usuários Internos são pessoas relacionadas com a empresa que tem acesso as informações contábeis como o gerente, administradores, funcionários e diretoria, a função dos usuários internos e aumentar e reduzir os investimentos, procurar aumentar o capital, ampliar ou reduzir as operações e comprar e vender. Já os usuários externos são todas as pessoas sem acesso direto as informações, mas que recebem informações da entidade como bancos, governo, fornecedores e clientes, suas necessidades são conceder ou não empréstimos sempre estabelecendo suas regras (volume, taxa, prazo e garantia), conceder crédito e investir ações na bolsa de valores.
. A compreensibilidade, a relevância, a confiabilidade, a comparabilidade, são características que dão qualidade às informações contábeis sustentadas sobre os princípios fundamentais da contabilidade essas demonstrações contábeis são apresentadas aos usuários externos.
Os princípios Fundamentais de Contabilidade representam o núcleo central da própria Contabilidade, esses princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor. Os Princípios Fundamentais da Contabilidade são: entidade; continuidade; oportunidade; registro pelo valor original; atualização monetária; competência; prudência.
1- Qual o Objetivo da Contabilidade?
Objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos á entidade objeto da contabilidade.
A Contabilidade é o patrimônio, que corresponde ao conjunto de bens, direitos e obrigações referentes à azienda. Por azienda, entende-se toda entidade organizada passível de ter um patrimônio (bens, direitos e obrigações), ou seja, são pessoas jurídicas com fins lucrativos, empresas informais, entidades sem fins lucrativos, empresas públicas, pessoas físicas e etc.
O objetivo principal da Contabilidade,
...