Desafio Profissional Tec. Neg e C.O_ 1B
Por: 260584 • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.462 Palavras (14 Páginas) • 423 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
POLO: Novo Hamburgo
1ª SÉRIE
Adaiane de Cássia da Rosa Silva RA 2810715421
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA ANA CRISTINA S. AQUINO
Novo Hamburgo/RS
23/04/2015
SUMÁRIO
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 4
PERFIL DOS OPONENTES x PERFIL DO NEGOCIADOR 5
HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES 5
ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO 7
CULTURA ORGANIZACIONAL 8
PRÉVIO DAS NEGOCIAÇÕES 9
FEEDBACK 10
PROPOSTA FINAL 11
CONCLUSÃO DAS NEGOCIAÇÕES 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
RESUMO
Analisando o estudo de técnicas em negociação verificamos que ele esta presente diariamente em nossas vidas, podemos dizer que negociamos quase o tempo todo, quando estamos em família e temos que decidir por um simples programa, se torna necessário convencer os demais que seria o melhor a ser feito para todos, neste momento demonstramos todos os pontos positivos do programa em questão, vendo desta forma até nossos atos mais simples fazem parte de uma negociação. Sendo assim o tema de técnicas em negociação é fundamental para nosso desenvolvimento, seja intelectual, pessoal ou profissional de um individuo.
Negociação: é um método, em que duas ou mais partes, com interesses comuns e divergentes se reúnem para e discutir propostas com o intuito de almejar um acordo. (David Berley, 1984).
A partir deste conceito, vamos demonstrar; avaliar e propor caminhos para que os moradores e a gravadora tenham uma negociação em que ambas as partes saiam satisfeitas.
INTRODUÇÃO
Uma gravadora muito renomada em seu ramo de mercado, decide, após uma ampla analise, aumentar as instalações de seu negócio no grande centro metropolitano da cidade de São Paulo, essa decisão foi tomada, depois de se observar à alta concentração de tráfego e de logística de seus clientes e da sua produção, construir uma nova sede em um bairro novo em uma cidade do interior do estado de São Paulo, devido à sua posição estratégica para as atividades da empresa. Os moradores deste bairro são representados pelo Sr. Carlos Henrique, líder da associação de moradores.
A população daquele bairro presa muito a calma, tranqüilidade e a segurança. Tendo conhecimento da intenção da gravadora de se instalar no local, entraram junto ao setor de obras da administração municipal, com um manifesto contra a instalação da gravadora, alegando que aumentaria o fluxo de pessoas no bairro, assim como a circulação de veículos e a concentração de pessoas, devido ao caráter de ser uma gravadora conceituada no mercado, tendo como clientes artistas de grande renome nacional, que causaria um volume muito grande de pessoas circulando no bairro, diminuindo assim a segurança e a tranquilidade dos moradores e o barulho que seria causado pela instalação da gravadora no bairro,
Para resolver este conflito a Prefeitura Municipal, na figura do seu chefe do executivo o Prefeito, solicitou ao responsável da gravadora um negociador para estabelecer uma negociação com os moradores, tendo sido nomeado o Sr. Jorge Andrade, experiente negociador, para solucionar este conflito de modo que tanto a empresa como os moradores do bairro, tenha um relacionamento duradouro.
- PERFIL DOS OPONENTES x PERFIL DO NEGOCIADOR
Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infra-estrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
...